São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

02 neurônio

Cheiro bizarro

JÔ HALLACK
NINA LEMOS
RAQ AFFONSO
COLUNISTAS DA FOLHA

Cheiros sempre provocam reações estranhas na gente. Cheiro de brigadeiro que acabou de ser feito e cheiro de bebê podem despertar lembranças e até nos deixar com fome -ou, mais estranho ainda, com vontade de ser mães. E cheiro de roupa nova nos dá uma vontade louca de comprar. Mas agora cientistas da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram que o cheiro é fundamental na hora de as mulheres escolherem seus pretês.
Até aí a gente já sabia. Afinal, nada pior do que um pretê que não toma banho (OK, vamos assumir que existem uns sujinhos supercharmosos, mas esses em geral têm apenas aparência de imundos. Aquela coisa de pomada gringa na cabeça, sabe?). A gente também não gosta de homem muito perfumado. Isso também é estranho. É coisa de playboy.
Só que a pesquisa americana revelou uma coisa muito estranha. Eles fizeram várias mulheres cheirarem camisas sujas de homens. E depois dizerem por qual se sentiam mais atraídas.
E é aí que entra a parte bizarra. Elas gostaram mais das camisas que tinham cheiro parecido com o dos seus pais!
Ficamos chocadas! A gente sempre desconfiou das teorias psicanalíticas que diziam que as mulheres queriam um namorado que fosse uma representação de seus pais! Pensávamos que isso fosse uma enrolação e que, logicamente, não iríamos namorar homens parecidos com eles. Não porque nossos pais sejam ruins (eles são ótimos!), mas, quando a questão é pretê, pensamos em atributos diferentes na hora da escolha. Como a roupa que eles usam, os tênis (nossos pais não usam Puma), o gosto musical (não, nossos pais não gostam do Moby), a inteligência (sim, nossos pais são inteligentes) e aquele gosto pelas coisas bizarras da vida, como a vontade maluca de tomar café no aeroporto. E só no aeroporto.
E a coisa não pára aí. Alguns empresários americanos borrifam ferormônios (o tal cheiro) masculinos em lingeries e revistas dedicadas à mulher, pois acreditam que isso possa aumentar suas vendas!
Então, quando você sentir um cheiro bom, desconfie! Pode ser apenas um golpe de marketing.

COISAS QUE ADORAMOS

1- Óculos escuros glamourosos
2- E-mails de amor
3- Saber que alguém incrível está um pouco a fim da gente
4 - Saber que qualquer pessoa está a fim da gente

COISAS QUE ODIAMOS

1- Nossas olheiras e nossa cara pós-choro
2- Spams (de qualquer tipo, mas os de políticos são ainda mais odiáveis)
3- Saber que alguém não ama mais a gente (mesmo que a gente não ame mais a pessoa)
4 - Saber que ninguém em um ambiente já pensou em ficar com a gente


MOMENTOS DE HISTERIA
"Quando encontrar uma flor que não se a cheire... não cheire



Texto Anterior: Cabelos verdes para sempre
Próximo Texto: Tecno: "Emoticon" original :-) faz 20 anos com milhares de descendentes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.