São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

tecno

"Emoticon" original :-) faz 20 anos com milhares de descendentes

MARCELO GRIMBERG
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O e sorridente :-) "smiley" completou 20 anos na última quinta-feira, afirma um pesquisador de sistemas e redes da Microsoft. A suposta marca original apareceu em uma "arqueologia de computadores" na Universidade Carnegie Mellon (EUA). Ela estava em uma BBS (sistema de publicação de mensagens) e dizia: "Proponho o seguinte símbolo para marcadores :-)".
Mal sabia o autor da mensagem que, no início do século 21, a singela marca teria milhares de descendentes -os "emoticons", que expressam (quase) tudo, desde pessoas, como :-.) Marilyn Monroe e %- Picasso, até idéias absurdas, como:-D* "rindo tanto que não vê que há uma aranha na língua".
A influência desses signos é tão grande, por sinal, que o :-) aparece até em cartas manuscritas, no lugar de desenhos simples que não exigiriam virar a cabeça para que a gente os entendesse. Quem conhece viciados em internet sabe disso.
Está certo que o :-) sorriso simples, a :-( cara de tristeza e a ;-) piscadela são legais e fáceis de fazer, mas o que enche mesmo a paciência é ter de procurar no dicionário (veja o www.chatlist.com/faces.html) para entender uma coisa que deveria facilitar. Mas hoje pode. Afinal, não é para sempre que se deixa de ser teen. Como diriam uns trutas, [] pros manos e :-* pras minas.
E-mail - walabibi@uol.com.br

China "light"
Após cerca de duas semanas impondo bloqueio ao Google, autoridades chinesas liberaram o buscador, mas sob técnicas "mais sofisticadas" de restrição: certos assuntos continuam com respostas vazias, bem como o acesso ao "cache" (a memória) do mecanismo. Já o Altavista continuava inacessível na China até a conclusão desta edição.


Texto Anterior: 02 neurônio - Jô Hallack - Nina Lemos - Raq Affonso: Cheiro bizarro
Próximo Texto: Folhateen Explica: A ameaça de uma nova guerra dos EUA contra o Iraque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.