São Paulo, segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Índice

ESCUTA AQUI

Álvaro Pereira Júnior - cby2K@uol.com.br

Minhas férias (ou: longe da web)

Nem me lembrava de como era sair de férias, e mais ainda, ficar uns dias quase sem acesso à internet. Pois foi o que rolou nas primeiras semanas deste ano, eu no fim do mundo. O resultado é que, acho, fiquei um pouco menos burro. Longe de "tweets" e blogs, emplaquei as seguintes leituras:
1)"Juliet, Naked", de Nick Hornby, já comentado aqui.
2)"The Brooklyn Follies", de Paul Auster. Romance radioso, solar, sobre o fim da inocência em Nova York.
3)"Austerlitz", de W. G. Sebald. No fim do século 20, um órfão judeu tenta voltar às origens. Um pesadelo, vários labirintos.
4)"The Girl with the Dragon Tattoo", de Stieg Larsson. O primeiro volume da trilogia Millenium, bombando no mundo inteiro. Assassinatos e perversão no cybermundo. Caso raro de best-seller com real valor literário. Saiu no Brasil: "Os Homens que Não Amavam as Mulheres".
5)"The Girl who Played with Fire", de Stieg Larsson. Segundo volume da trilogia. Mais assassinatos, mais perversões, mais referências pop. Ainda estou na metade, adorando. Também saiu por aqui, como "A Menina que Brincava com Fogo".
Bobagem atacar a internet porque, afinal, se eu perco tempo lendo no Twitter que fulano comprou um par de meias de bolinhas azuis ou que fulana ama picolé de mangaba, a culpa é minha, não da web.
Agora, a ironia. Em busca de resenhas dos livros de Stieg Larsson, achei um dos textos sobre literatura mais inteligentes que li nos últimos tempos. É do escritor Mario Vargas Llosa, no site do jornal "El País", declarando amor à trilogia Millenium.
Mesmo que você não saiba espanhol, vai achar o texto de Vargas Llosa mais claro do que 99% da crítica literária que se produz no Brasil. Ah, sim, a ironia: encontrei a resenha de Vargas Llosa... na web.

READER

LEIA NO PAPEL
"OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES", Stieg Larsson
Para quem reclama que só indico leituras em inglês, agora está fácil. Difícil vai ser parar de ler.

LEIA ON-LINE
"LISBETH SALANDER DEBE VIVIR", M. Vargas Liosa
Crítica leves falhas técnicas, do tipo que só escritor percebe. Mas diz que é leitura compulsiva: is.gd/6Lm7o

LEIA ON-LINE
"RED STIEG LARSSON", Nick Cohen
Você sabia que Larsson era um militante trotskista fanático por ficção científica? Caraca, é verdade: is.gd/6LDcR


Texto Anterior: Música: Shows, micos e bizarrices
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.