São Paulo, segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

cinema

Persépolis vai ao cinema

Animação "Persépolis" tem como pano de fundo a história recente do Irã e mostra os conflitos de uma jovem muçulmana

DA REPORTAGEM LOCAL

Imagine a vida de uma adolescente no Irã nos anos 80, durante a Revolução Islâmica, que obrigou as mulheres a usarem véus, separou meninas e meninos nas salas de aulas e proibiu as pessoas de darem festas, entre tantos outros exemplos.
Esse é o mote da animação "Persépolis", adaptação cinematográfica da autobiografia em quadrinhos de Marjane Satrapi, iraniana radicada na França .
Dirigido pela própria Satrapi em parceria com Vincent Paronnaud, o longa narra a trajetória de Marji, garota politizada e contestadora criada em uma família de intelectuais de esquerda durante o regime islâmico no Irã.
Da infância religiosa à adolescência rebelde, ela vê sua vida sofrer mudanças radicais conforme a repressão política avança.
Marji perde amigos e parentes perseguidos pelo governo e se vê obrigada a deixar o país para estudar na Áustria, com o início da guerra Irã-Iraque.
Mas, mesmo com passagens tristes, o filme nunca perde o humor nem a delicadeza. Os traços simples de Satrapi, bem como as cores sóbrias (apenas preto, branco e cinza) estão lá, garantindo fidelidade à linguagem dos livros.
A produção conta ainda com a colaboração de estrelas do cinema. Catherine Deneuve empresta a voz à mãe de Satrapi, e Chiara Mastroanni (filha de Deneuve e de Marcello Mastroianni) dubla a própria Marji.

Controvérsia
Apesar de ter sido muito bem recebido pela crítica européia e americana -o filme Levou o grande prêmio do Júri no Festival de Cannes no ano passado-, "Persépolis" gerou polêmica junto ao governo do Irã, que considerou o retrato da Revolução Islâmica totalmente infiel à realidade.
Quando foi exibido em Cannes, o governo iraniano divulgou uma nota condenando a forma como o país é representado na obra.
(LETICIA DE CASTRO)


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Shows: Ao vivo em casa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.