São Paulo, segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

shows

Ao vivo em casa

DA REDAÇÃO

Nada se compara à emoção de assistir ao vivo a um show de seu artista favorito. Mas a confusão na entrada, a distância do palco e, quase sempre, a baixa qualidade do som transformam a experiência em uma grande roubada.
Talvez por isso haja uma grande procura e, em conseqüência, uma grande oferta de DVDs de shows. Mas nem tudo que sai vale o investimento. Leia nesta página sugestões do que ver (e do que não ver) no conforto da sua sala.

WHITE DIAMOND
Kylie Minogue
www.kylie.com

A australiana Kylie Minogue é certamente a veterana do pop com a carreira mais consistente do showbiz. Na megaprodução caprichada "White Diamond", ela reúne todos os bons momentos de sua carreira em show gravado em Melbourne. Bailarinos e coreografias complicadas, efeitos visuais vibrantes e diversas trocas de roupas e cenários fazem as apresentações de Madonna parecerem amadoras. Ainda mais porque Kylie canta de verdade, até na cover de "Vogue", melhor que a original de Maddy. (LF)

THE BIGGEST BANG
Rolling Stones
www.rollingstones.com

O DVD quádruplo traz shows da turnê de "A Bigger Bang" em cinco países, entre eles o show de Copacabana no Brasil. É uma boa oportunidade para quem foi e não conseguiu ver nada (a maioria), finalmente saber o que se passou no palco. "The Biggest Bang" conta ainda com documentários sobre a turnê e com bônus com cada integrante. Destaque para as peripécias dos nossos alucinados hermanos argentinos e para o ótimo momento de Charlie Watts improvisando uma versão jazz de "I Miss You". (JULIANA CALDERARI)

LORD DON'T SLOW ME DOWN (DUPLO)
Oasis
www.oasisinet.com

A principal atração desse DVD é o documentário "Lord Don't Slow Me Down", que acompanha uma recente turnê do Oasis em diversos países. Mas, se a premissa é boa, o resultado não chega a ser incrível. Estão lá o bom humor de Noel, assim como as pataquadas de Liam, mas parece que falta verdade aí. A julgar pelo documentário, o Oasis é uma grande família feliz... Será? Além disso, trata-se de uma banda cujo auge aconteceu há mais de 10 anos. Um documentário sobre os anos de 1995 e 1996, por exemplo, traria um interesse roqueiro muito maior. O segundo DVD traz um ótimo show em Manchester, cidade natal da banda. (IF)

UP THE SHAMBLES
Babyshambles
www.babyshambles.net

Mesmo para quem é fã do Libertines, a banda anterior de Pete Doherty, ou adora o Babyshambles, o grupo atual, esse é um vídeo difícil de suportar. Trata-se de um show em Manchester, no qual Doherty age como um maluco, bebendo, fumando e tropeçando sem parar no palco. Meia dúzia de músicas são cantadas em dupla com a inexpressiva cantora Dot Allison. Outro tanto, as canções do Libertines, se transformam em versões acústicas. A mixagem é ruim e os extras dão dor de cabeça. (IVAN FINOTTI)

HURRAH - A YEAR OF TA-DAH
Scissor Sisters
www.scissorsisters.com

É realmente do grupo nova-iorquino Scissor Sisters o show de rock mais empolgante do momento. Em clima de festa o tempo todo, Jack Spears canta, grita, pula, dança, esperneia e esquenta a fria platéia londrina com sua música inspirada principalmente no pop rock dançante dos anos 70. Completinho, além da apresentação colorida da banda, há um filme documental sobre a turnê do disco "Ta-Dah", algumas aparições bizarras na TV e quatro vídeos desse segundo álbum, incluindo, é claro, o superanimado "I Don't Feel Like Dancing". Lançamento de primeira categoria de uma banda que ainda está começando. (LF)

FUTURESEX/ LOVESHOW
Justin Timberlake
www.justintimberlake.com

Show como esse gravado no imponente Madison Square Garden, em Nova York, o Brasil não deve ver nunca. Mesmo com o forte boato da vinda do cantor americano Justin Timberlake a São Paulo em maio deste ano, o DVD "Futuresex/Loveshow" é obrigatório para qualquer fã da descartável música pop. Tudo é muito ensaiado e coreografado, o que dá ritmo ágil a encenação dos dançarinos e espaço para Justin mostrar seu talento como "showman". De quebra, ele conseguiu levar ao palco para cantar somente uma música, "Intermission", o disputado produtor Timbaland, que gravou e participou da faixa no álbum. Um disco bônus traz making of da turnê, uma entrevista sem grandes revelações e um remix de "Lovestone" produzido pela dupla francesa Justice. (LEANDRO FORTINO)

THE BEYONCÉ EXPERIENCE LIVE
Beyoncé
www.beyonce.com

Muitas podem tentar, é verdade. Mas Beyoncé já deixou claro que é uma artista que desenvolveu estilo próprio, marca seguida por dezenas de outras cantoras que se lançam no mercado de r&b. Poderosa, além de cantar letras safadas sem subjugar a condição feminina, alterna momentos do suingue de Aretha Franklin com a breguice deliciosa de Whitney Houston. No show "The Beyoncé Experience: Live", gravado em 2007, é admirável perceber a performance aeróbica da cantora que, sem descuidar dos vocais, dança, pula e anima a platéia. Quem segura? (LF)

I TOLD YOU I WAS PROBLEM: LIVE IN LONDON
Amy Winehouse
www.amywinehouse.co.uk

Nem só de pileques e prisões vive Amy Winehouse. No intervalo entre uma confusão e outra, ela encontra tempo para fazer bons shows. É difícil dizer se o modo como Amy se porta em palco é fruto de abusos químicos ou de bem-sucedida tentativa de lhe dar uma aura de contravenção eminente que, somada à estética "vamp", serve como sua marca. O mais provável é que seja um pouco de cada coisa, e o resultado pode ser conferido nesse registro de show. Os grandes sucessos estão lá, mas os maneirismos vocais de Amy dão às músicas um colorido diferente do CD. (LF)


Texto Anterior: Cinema: Persépolis vai ao cinema
Próximo Texto: A vida dos outros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.