São Paulo, segunda-feira, 25 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música

Eletrovivo

Novo CD do Sonic Junior, "Orgânico", ganha "vida" com amigos no Nuke Festival

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem assiste a uma apresentação do Sonic Junior, que lança neste mês o disco "Orgânico", costuma se impressionar com a energia de Juninho, 34, o homem por trás da banda.
Enquanto comanda a base de sua música eletrônica com um sintetizador, ele toca bateria e djembê (tipo de tambor africano), canta e ainda dá um jeito de passear pela plateia e interagir.
Quem estiver só ouvindo jura que é uma banda inteira, mas é apenas um cara no palco. "As pessoas perguntam o que eu estou tomando. É água, véio!", diz o músico, sobre sua performance polivalente e acelerada.
Apesar de se garantir muito bem sozinho ao vivo, Juninho preferiu investir nas colaborações para esse novo trabalho, gravado ao longo de dois anos em São Paulo e na Europa.
Além das parcerias nas letras -na metade de canções que não são instrumentais-, ele incorporou guitarra, baixo, flauta e piano de amigos convidados em diversas faixas.
"Esses instrumentos deixaram o som menos sintetizado, mais vivo. Deixou tudo mais orgânico. Daí o nome do disco, também", diz o músico.

Temporada europeia
Algumas das parcerias vêm do período de quatro meses que o alagoano Juninho passou na Europa. Baseado em Berlim, ele fez 22 shows em festivais de 10 cidades europeias.
"Abri muito a cabeça nesse período, ouvindo muita coisa diferente a que, no Brasil, não teria acesso com a mesma força. E toquei em muito lugar legal, inclusive no mesmo palco e dia que os Beastie Boys, caras que me influenciaram muito no começo", diz Juninho.
Falando em influências, o músico diz que escuta de tudo, de breakbeat a Fela Kuti, passando pelos veteranos do hip hop Cypress Hill. "Tudo de que gosto, tento trazer para o meu som, com a minha cara", diz.
De volta ao Brasil, foi a hora de gravar e de mixar essa salada eletrônica no novo CD, que começou a ser lançado em shows neste mês.
Se você ainda não viu Juninho em ação, pode conferir ao menos a vibração do som no myspace.com/sonicjunior. No seu espaço virtual, o Sonic Junior também divulga as datas dos show da banda de um homem só -e cheio de energia. (TARSO ARAUJO)


ORGÂNICO
Sonic Junior
Preço: R$ 22,90
myspace.com/sonicjunior


Texto Anterior: DVD: Altos e baixos nas locadoras
Próximo Texto: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: O mundo das bandas que têm vírgula no nome
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.