UOL


São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

"Tenho 13 anos, peso 44,4 kg e meço 1,67 m. Meu índice de massa corporal está baixo. Há três meses, não tinha fome. Hoje, até sinto fome, só que me acho gorda. E aí?"

"Tenho 17 anos, peso 57 kg e meço 1,55 m. Há oito meses tomo anticoncepcional e engordei 12 kg. Não sei se devo continuar tomando o remédio. O que faço?"

A mais ou a menos, peso é questão para jovens

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Duas perguntas que tratam de peso e imagem corporal. Esse assunto faz com que milhares de jovens, todos os dias, procurem algum método para tentar "emagrecer".
O índice de massa corporal (IMC) é um padrão internacional para checar o grau de obesidade de uma pessoa. Ele é calculado dividindo-se o peso (em quilos) pela altura (em metros) elevada ao quadrado. Se o resultado for menor que 20, o peso está baixo. Se o número estiver entre 20 e 25, o peso está normal. Um resultado acima de 25 indica sobrepeso, de 30, obesidade, e, maior que 40, obesidade mórbida.
A primeira leitora está com um IMC de quase 16, abaixo do ideal. Se ela ganhar dez quilos, ficará com um índice normal. É difícil ganhar dez quilos se achando gorda? Lógico que é! Mas por que algumas pessoas, mesmo estando magras, se sentem gordas?
A resposta está numa percepção distorcida do corpo. A pessoa se olha e acha que está acima do peso. É como se enxergasse um corpo que não existe. Muitas pessoas, principalmente garotas, passam por essa situação na adolescência. Não sentem fome ou não querem comer. Usam remédios e exageram na atividade física para ficarem ainda mais magras. E isso chama-se transtorno alimentar (ou anorexia). Outro problema dessa família é a bulimia: a pessoa que se acha gorda faz dietas absurdas e, em alguns momentos, tem episódios de descontrole alimentar. Depois, sentindo-se culpada, provoca vômitos ou toma laxantes.
Procure um médico (psiquiatra ou endocrinologista), que pode identificar o problema e recomendar dieta e psicoterapia.
A segunda leitora está com um IMC próximo a 24, portanto dentro de valores normais, apesar de ter ganho 12 quilos nos últimos meses. A pílula sozinha não faz ninguém engordar tanto. O que faz alguém ganhar peso é uma alimentação inadequada e pouca atividade física. No entanto algumas meninas queixam-se de que ficam mais inchadas (por reterem líquido) quando usam certas pílulas.
Você pode conversar com seu ginecologista e pedir a ele que mude a pílula que você está tomando. Pode também discutir uma orientação nutricional e a prática de atividades físicas.


Jairo Bouer, 37, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br

Texto Anterior: 1.800 vagas de estágio em SP
Próximo Texto: + Saúde: Resultado de teste sobre o cigarro é de arrepiar
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.