UOL


São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAÚDE

Resultado de teste sobre o cigarro é de arrepiar

DO COLUNISTA DA FOLHA

Encerramos a bateria de testes sobre cigarro elaborada pelo Centro de Controle de Doenças de Atlanta, nos EUA.
Aí vão as respostas. Primeira questão: a nicotina é a substância que causa dependência no cigarro? A resposta é "sim". A nicotina é altamente aditiva (torna a pessoa dependente). Dois terços dos adolescentes fumantes querem deixar o cigarro e 70% deles dizem arrepender-se de ter começado a fumar. A maioria diz que fuma porque é difícil largar o cigarro.
Segunda questão: o cigarro mata mais gente nos EUA do que drogas ilegais, acidentes de carro ou Aids? A resposta é "sim". O cigarro mata mais americanos do que essas três condições combinadas. A cada ano, mais de 400 mil pessoas morrem por causa do fumo nos EUA.
Terceira: depois de dois dias sem cigarro, o olfato e o paladar melhoram? A resposta é "sim". Além do olfato e do paladar, a respiração também melhora, o pigarro desaparece e o "pique" aumenta.
Quarta questão: que substância pode ser encontrada no cigarro? Amônia (usada em produtos para limpar banheiros), cianeto (usado para matar ratos) ou formaldeído (usado para preservar o corpo de animais mortos)? Resposta: todas essas substâncias estão presentes no cigarro. Além delas, outras 4.000 são encontradas e mais de 40 delas podem causar câncer.(JB)

Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: A mais ou a menos, peso é questão para jovens
Próximo Texto: Científicas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.