São Paulo, segunda-feira, 25 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

Menino não quer tomar banho

"Minha mãe me xinga de tudo quanto é nome quando fico dias sem tomar banho. Afinal de contas, faz tanto mal não tomar banho?"

JAIRO BOUER

Sua mãe está coberta de razão de ficar brava quando você fica dias sem tomar banho. Por que será que o "senhor" não anda lá muito amigo da água e do sabão? Tomar banho e lavar as mãos são medidas básicas de higiene para você cuidar da sua saúde, evitar infecções e, é lógico, ficar mais limpinho.
Na adolescência, por uma mudança na quantidade dos hormônios sexuais que circulam pelo nosso sangue, surgem algumas alterações no corpo. Entre outras, a quantidade de suor aumenta, o cheiro do suor fica mais forte, a produção de gordura pela pele também aumenta, as espinhas aparecem e os pêlos do corpo crescem.
Todas essas alterações podem levar a problemas quando você fica alguns dias sem tomar banho. Se você fugir da água e do sabão, o seu odor ficará mais intenso. Imagine um dia quente, depois de uma partidinha de futebol com seus amigos. Dá para encarar a cama e a escola do dia seguinte sem um banho? Coitados dos amigos que sentam perto de você na sala de aula!
Se você também não retira o excesso de gordura produzido pelas glândulas da pele, aumentam os cravos e espinhas e sua aparência pode piorar. Os pêlos também podem levar a um maior acúmulo de resíduos e de bactérias que, se não forem retirados no banho, podem trazer riscos para sua saúde.
É lógico que ninguém precisa tomar vários banhos ao dia nem aqueles banhos intermináveis (isso também faz mal para a pele e traz maior risco de ressecamento e coceira), mas um banhinho, pelo menos uma vez ao dia, em um país tropical e quente como o nosso, é uma medida muito importante.
Isso sem falar nas mãos, que devem ser lavadas antes das refeições (para evitar problemas intestinais), e nos machucados e ferimentos, que também merecem água e sabão, para evitar infecções de pele.
Depois de ter explicado a importância do banho, fica a pergunta: por que você anda com tanta preguiça de entrar embaixo do chuveiro? Saiba que, como você, um monte de jovens foge da água. Alguns chegam a entrar no banheiro, ligam a ducha, molham a toalha, todo esse trabalho para enganar a mãe ou o pai e fugir da água. Não seria mais fácil encarar o banho de uma vez? Será que é só preguiça mesmo? Será que, no fundo, você não anda morrendo de vergonha de olhar, sentir e tocar no seu corpo, que está mudando? Entenda que não vai ser um banho, ou melhor, a falta dele, que vai mudar o seu desenvolvimento. É preciso aprender a cuidar de você mesmo, e o seu corpo talvez seja o primeiro passo. Certo?


Jairo Bouer, 38, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br

Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Política: Idéias em conflito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.