São Paulo, segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

NA ESTRADA

MAYRA DIAS GOMES - mayradiasgomes@uol.com.br

Terapia não é coisa de louco e pode ajudar você

LEMBRO-ME DA primeira vez em que a escola sugeriu que minha mãe me colocasse na terapia. Eu estava na 4ª série, meu pai havia morrido num acidente de carro, e todos os canais de TV estavam mostrando o enterro.
Diferentemente do que esperavam, eu só havia faltado a um dia de aula -o terrível dia em que soube do acidente pela internet. No seguinte, voltei a estudar.
Antes aterrorizada com a proposta da escola de me passar da 4ª para a 6ª série, agora eu estava segura. "Nada pode ser pior do que perder um pai", pensei.
Para a terapia, eu disse não. Achei que estavam me chamando de louca.
Tive uns anos de calmaria até entrar numa adolescência dramática.
Cigarros, drogas, baladas, relacionamentos abusivos, desinteresse por estudos e regras, depressão, pensamentos suicidas.
Passei por tudo isso enquanto minha mãe se desesperava, sem saber como me ajudar. Vi o mesmo acontecer com amigos.
Quando finalmente aceitei a terapia, me surpreendi. Acabei ficando lá por quatro anos. E, com as descobertas que fiz naquele consultório, escrevi meu primeiro livro, "Fugalaça".
Antes, eu achava que só loucos pagavam psicólogos para ouvi-los. Achava que pedir ajuda a alguém faria de mim uma pessoa fraca.
Talvez você esteja passando por uma fase parecida. E, se está, certamente não acha que é só uma fase. Quem sabe alguém sugeriu um psicólogo. Você é teimoso e acha que não precisa.
Escrevo hoje para pedir que você dê uma chance para a terapia. Peço para que a veja da seguinte forma: você poderá gritar, espernear, falar do que quiser.
E, em vez de colocarem você de castigo ou cortarem sua mesada, sua terapeuta vai ajudar você a se conhecer melhor.
No final, o que todos querem é que você aprenda a lidar com o turbilhão da adolescência.


Texto Anterior: Engenhocas
Próximo Texto: Sexo & Saúde - Jairo Bouer:O amor nos tempos das baladas impessoais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.