São Paulo, segunda-feira, 26 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hábitos saudáveis vêm da família ou de ideologia

DA REPORTAGEM LOCAL

O exemplo vem de casa. Para a professora de nutrição Jocelen Mastrodi Salgado, a tese está correta, pelo menos no que se refere à alimentação. "Os adolescentes que, desde cedo, tiveram uma alimentação equilibrada, com frutas e verduras, mesmo que passem a comer outras coisas, costumam manter esse bom hábito", diz.
A estudante Claudia Somekh, 15, é um exemplo. "Minha mãe nunca fez fritura, eu sempre fui acostumada a comer de tudo. Se tem refrigerante e suco, eu prefiro suco. Não é só para ter o corpo bonitinho. Se a gente só pensar no agora, como vai ser o amanhã?"
Na família de Claudia, o cuidado com a alimentação acabou virando negócio. Há quatro anos, seu pai, Roberto Somekh, e sua mãe, Diná, montaram com mais três sócios um fast food diferente, de refeições balanceadas. No Bioesfera, todos os pratos trazem o número de calorias, a batata palha e a omelete são assadas e o hambúrguer é de soja.
Já para outro grupo de adolescentes, o cuidado com a alimentação é mais do que preocupação com a forma ou com a saúde: é também ideologia. Os vegans, além de não comerem nenhum tipo de carne, excluem do seu dia-a-dia produtos de origem animal, como peles, ovos, mel, leite e derivados, ou que exerçam algum tipo de opressão sobre os animais, como medicamentos e cosméticos que usam animais como cobaias para teste.
O estudante Rodolfo Reis Trippe, 17, é vegan há três anos e vegetariano há quatro. "Por incrível que pareça, tenho uma alimentação bem balanceada, como vários tipos de verduras, legumes, frutas, cereais etc. A culinária vegan tem muitas opções saudáveis e saborosas ao mesmo tempo." (AK)


Texto Anterior: Comer para viver
Próximo Texto: Moda: "Kombatentes fashion"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.