São Paulo, segunda-feira, 26 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

"Tenho 21 anos e minha namorada tem 13. No começo do namoro trocávamos carinhos mais íntimos. Agora nem posso chegar perto. O que aconteceu? Será que a mãe dela conversou com ela? Não sei como tocar nesse assunto."

Diferença de idade grande ainda pesa

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Foi bom você escrever para a coluna. Toda vez que duas pessoas têm uma postura muito diferente em relação ao sexo surgem conflitos que precisam ser melhor entendidos para que o casal tente superar suas dificuldades.
O primeiro ponto que precisa ser discutido é a idade da sua namorada e a diferença de experiência que vocês dois possuem. Aos 13 anos, é lógico que ela deve estar cheia de medos, inseguranças e dúvidas que cercam essa fase da vida. Tente fazer um rápido exercício e se imagine pensando em sexo aos 13 anos. É claro que muita coisa muda com a experiência.
No começo, havia carícias mais íntimas e, de repente, elas foram interrompidas. Por quê? Provavelmente sua namorada achou que vocês avançaram demais e está "pedindo um tempo" para crescer, amadurecer e lidar melhor com a sexualidade. Não dá para responsabilizar a mãe da garota (nem sabemos se, de fato, a mãe conversou com ela). A mudança de comportamento pode ser fruto apenas das inseguranças da sua namorada.
E o que você faz? Se você está mesmo a fim da garota, tente esperar e saiba respeitar o tempo de que ela precisa. Carícias mais íntimas podem ser, nesse momento, um grande bicho-papão para ela. Você vai ter que aprender a lidar com a situação de não conseguir tudo aquilo que você quer.
É por essa razão, entre outras, que o namoro entre duas pessoas que estão passando por fases muito diferentes de vida pode ser complicado. O que um cara de 21 anos quer e espera pode ser muito diferente do que imagina uma garota de 13 anos. Os tempos mudaram, as meninas estão mais maduras e precoces, mas mesmo assim existe um ritmo emocional e físico que nem sempre anda tão rápido. Não seria mais fácil, talvez, ficar com alguém de uma idade mais próxima à sua?
Para terminar, é importante discutir esse assunto com ela. Falar não ofende e não deveria deixar você com vergonha. Conversar é a melhor forma de tentar chegar a um ponto comum. Só não vale pressionar e se valer da sua experiência para fazer chantagem emocional com a garota. Jogue limpo e lembre-se que ela tem só 13 anos e muito tempo para aprender.


Jairo Bouer, 37, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br


Texto Anterior: Ativismo: Rebeldia murcha
Próximo Texto: + Saúde: Prejuízos do álcool superam benefícios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.