São Paulo, segunda-feira, 26 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAÚDE

Prejuízos do álcool superam benefícios

DO COLUNISTA DA FOLHA

Um estudo da Fundação para a Pesquisa Biomédica do Álcool, divulgado na Alemanha na semana passada, mostra que eventuais benefícios que o álcool pode trazer para o coração são muito menores do que os danos que ele pode causar para a saúde dos consumidores.
Uma série de pesquisas nos últimos anos apontava que quem bebia vinho ou outras bebidas em doses pequenas ou moderadas com alguma freqüência poderia ter menos riscos cardíacos do que quem não bebia nada.
Mas o estudo alemão mostra que mesmo níveis mais baixos de álcool já podem trazer danos para a saúde. Isso sem falar nas situações de risco, que são muito freqüentes. Quem bebe acaba usando menos camisinha, fica com reflexos mais lentos e se envolve mais em brigas, violência e acidentes. A Organização Mundial da Saúde estima que em países como o Brasil, que estão em desenvolvimento e têm baixa taxa de natalidade, o álcool é, isoladamente, o principal vilão para a saúde das pessoas. É bom pensar nisso antes de sair por aí bebendo.
Aproveitando a oportunidade, nosso leitor que se intitula "habilidoso17" pede dicas de sites em que pode obter informações confiáveis sobre saúde e sexualidade. Já que o assunto é álcool, a dica é o site www.einstein.br/alcooledrogas. Cheque a página teen. Vale a pena! (JB)


Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Diferença de idade grande ainda pesa
Próximo Texto: Científicas: Palavrões no topo da parada britânica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.