São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 2008

Texto Anterior | Índice

Escuta aqui

>>Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

Austrália bate França em duelo eletrônico

DIA 1: no palco do Echoplex, clube de Los Angeles, um quarteto ao mesmo tempo domina a platéia e se entrega a ela. É o Cut Copy, da Austrália, "the hottest ticket in town" (o ingresso mais cobiçado da cidade), como um cara define para mim enquanto esperamos na fila para entrar.
Dia 2: também no palco do Echoplex, um outro quarteto ao mesmo tempo ignora e enfrenta a platéia. É o M83, da França, na verdade projeto de um homem só, Anthony Gonzalez, que chama três músicos para acompanhá-lo ao vivo.
O Cut Copy domina todos; o som eletrônico, aprendeu com suas fontes: Duran Duran, Depeche Mode, Pet Shop Boys (sim!). Ao vivo, o M83 não tem domínio de nada. A banda é muito insegura. E tenta esconder isso fazendo versões completamente alteradas (e sempre piores do que em disco) de praticamente todas as músicas.
O show do Cut Copy atinge um nível de hedonismo raro na comportada Califórnia. Todo mundo parece estar muito louco. As 500 pessoas -lotação total- cantam e dançam absolutamente todas as músicas.
Na voz do ultra-seguro vocalista Dan Whitford, soam definitivos até versos banais como "with heart on fire I reach out to you tonight" (com o coração em chamas eu procuro você nesta noite). Na galera, will.i.am e Taboo, do Black Eyed Peas, vibram com a festa.
Das cinco primeiras músicas do show do M83, quatro são instrumentais. Algumas são só texturas frágeis, onde flutuam uma ou duas notas de guitarra. Um especialista em eletrônica está exatamente ao meu lado: Moby, caindo na noite angelena. O M83 só lhe causa indiferença. Ele passa o tempo todo conversando com duas amigas.
No Cut Copy, banda e platéia formam um plasma inseparável. O M83 vive em um mundo próprio de auto-indulgência. Procure por "Cut Copy Echoplex" no YouTube para sentir o drama. Nem procure por "M83 Echoplex". Não tem nada.

CD player

PLAY - Leitores de Escuta Aqui
Semana passada, lancei a dúvida: ir ao show do M83, dos Presets ou dos Kooks? Muita gente respondeu, com altas dicas e informações. O M83 foi uma derrota, mas mesmo assim valeu.

EJECT - Keith Emerson na ativa
Sim, ele, do Emerson, Lake and Palmer, continua atacando ouvidos desavisados. Em LA, ele toca com a orquestra de jazz de Bruce Lofgren.

EJECT - Trailer de "Life on Mars"
A excelente série inglesa ganha adaptação na TV dos EUA. O trailer é tão porco e mal editado que parece trote. No YouTube: "Life on Mars US Trailer".


Texto Anterior: Caras feias do Avenged Sevenfold tocam em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.