São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

sexo & saúde

Jairo Bouer
jbouer@uol.com.br

"Me excito demais"

"Tenho 17, ainda sou virgem e queria saber se é normal me excitar com qualquer coisa. O que me deixa confuso é que acontece com tudo relacionado a sexo: momentos românticos na TV, cenas picantes e até mesmo simples menções do assunto. Fico mais excitado ao ver imagens de mulheres nuas, mas, quando observo homens, me coloco no lugar deles e também me excito. Isso é normal? Gosto de mulher e não sinto nenhuma atração por homens na vida real!"

SERÁ NORMAL , na adolescência, a gente se excitar a qualquer hora, por qualquer motivo? E por que, às vezes, as fantasias não seguem exatamente os mesmos caminhos do desejo na vida real? A adolescência é um momento de transição e de preparação para a vida adulta em que a gente está aprendendo e descobrindo muitas questões relativas ao nosso desejo.
É normal que garotos e garotas se excitem com estímulos que não provocariam maiores reações em adultos. Um simples sonho, andar de ônibus, lembrar de uma garota da classe, alguma frase que tenha a ver com sexo, um inocente beijo na TV, tudo é estímulo.
É como se a sensibilidade estivesse mais à flor da pele. É uma espécie de fase de calibragem, em que o corpo e o prazer estão sendo mais exigidos e trabalhados.
Na vida adulta, as pessoas precisam, em geral, de estímulos mais fortes, reais e concretos, para poderem se excitar. Moral da história: situações que deixam os jovens constrangidos, sem graça, acabam ficando mais "sob controle" depois do início da vida sexual e das experiências acumuladas.
E a excitação indistinta, por homens e mulheres, nos filmes e fotografias de sexo? Parece que você se sente mais atraído por imagens de mulheres ou, ainda, por fantasias de estar no lugar dos homens, beijando ou fazendo sexo com as mulheres em cena. Será que não está bem definido para onde seu desejo está apontando?
Muitos garotos e garotas, nessa fase, sentem esse desejo de maneira muito mais indiferenciada do que você. E isso pode ser apenas uma fase de adaptação e de descobertas.
E, também, será que uma imagem de duas pessoas fazendo sexo não é mais excitante do que apenas uma foto estática de uma única pessoa nua? Para muita gente, sim!
Portanto não parece haver nada de errado ou fora de hora nesse início da sua vida sexual.


Texto Anterior: Programas legais
Próximo Texto: Desenho: "Carros" impressiona, mas não vai ficar para a posteridade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.