São Paulo, segunda-feira, 27 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

>> Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Sobre o pênis

"Acabei de fazer 15 anos e tenho fimose. O que faço? Tenho de operar ou existe outra maneira de tratar?"

"Tenho 17 anos e já assisti a vários filmes pornôs. Os atores não têm mais aquela pele junto à cabeça do pênis. Por quê?"

"Dá para ver se o garoto perdeu a virgindade? Há algum sinal ou mudança no pênis?"

TRÊS PERGUNTAS de jovens leitores sobre o seu pênis. Aliás, esse é um dos temas mais recorrentes nas dúvidas que chegam aqui para a gente. Tamanho, formato, inclinações para baixo e para cima e desvios para a direita e para a esquerda acabam tirando o sono de muitos garotos.
Fimose é, de fato, uma condição que inspira cuidados médicos. O que acontece? Toda glande (cabeça do pênis) é recoberta por uma pele que se chama prepúcio. Essa pele tem um orifício pelo qual a glande, em geral, pode passar livremente.
Mas, em alguns casos, esse orifício é muito estreito, dificultando ou até mesmo impedindo a exteriorização da cabeça do pênis.
Nesses casos, fica mais difícil, por exemplo, fazer a higiene adequada da região e, também, pode haver dor ou desconforto no momento da ereção (quando o pênis e a glande aumentam de tamanho).
Quando o garoto é criança e a fimose é parcial, o médico pode orientar manobras (massagens no local) com o uso de substâncias que podem diminuir pequenas aderências entre a glande e o prepúcio.
Em garotos um pouco mais velhos, com uma fimose mais definida, em geral, o tratamento de escolha é uma pequena cirurgia para cortar esse prepúcio e liberar a glande. É um procedimento simples, com anestesia local, repouso de algumas horas na clínica ou hospital, retorno para casa no mesmo dia e necessidade de uma "pausa" nas atividades sexuais (incluindo masturbação) por algumas semanas.
Há quem defenda a cirurgia como umas das formas de se reduzir o risco de exposição ao vírus HIV e a outras doenças sexualmente transmissíveis.
Nos filmes pornôs, não se percebe a presença dessa pele porque a aparência de um pênis sem fimose e em ereção é muito semelhante, independentemente do homem ter prepúcio ou não. Além de que muitos dos atores podem já ter feito a cirurgia.
Para terminar, não há nenhum sinal ou mudança na aparência do pênis depois que o homem já teve sua primeira vez, certo?


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Literatura: Do lado de lá
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.