São Paulo, segunda-feira, 27 de abril de 2009

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internet

A cara do Twitter

O brasileiro Vitor Lourenço, 21, criou um aplicativo para o Twitter, impressionou um dos criadores do site e foi contratado para trabalhar lá

TATIANA DE MELLO DIAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Vitor Lourenço (conhecido como @vl no Twitter) nem tinha saído do colégio quando fez seu primeiro site, aos 13 anos -um portal de games (Nintendo Gamers) já desativado.
Agora, com apenas 21 anos, mas oito de experiência em design para a web, o carioca é um dos mais jovens funcionários do Twitter -e o único brasileiro. O visual que você vê no microblog foi reinventado por ele, que trabalhou daqui do Brasil por encomenda de um dos criadores do site, Evan Williams.
"Procurei simplificar a experiência de uso, aplicando alguns conceitos de simplicidade: encolher, esconder e incorporar", disse, em entrevista à Folha, por e-mail.
O trabalho encomendado agradou: logo em seguida, surgiu o convite para se mudar para San Francisco, nos EUA, e trabalhar diretamente com a equipe do site. Como consultor de design, o único da empresa, ele é responsável por toda a "cara" do Twitter.
Apesar da pouca idade, tudo indica que ele vai dar conta do recado, porque seu talento é mesmo precoce.
Logo que começou a se interessar por tecnologia, criou um site de relacionamentos para os amigos do colégio. Detalhe: isso foi em 2002, dois anos antes de surgir o Orkut.
"Com a grande repercussão, vi que realmente poderia construir coisas interessantes", conta. A partir daí, o então adolescente criou um estúdio de design e começou a engordar o portfólio, inclusive com clientes internacionais -tudo isso por conta própria, sem padrinhos nem cursos.
Vitor é autodidata. Ele até entrou em uma faculdade de design, mas logo desistiu dela. Achava que aprendia mais trabalhando.
"Foi uma das melhores decisões que tomei até hoje. Pude aprender muito mais na prática e progredir em minha carreira de maneira mais acelerada."

Aplicativo = emprego
Aos 18, veio seu primeiro emprego, e já foi em um site de peso: contratado pelo portal Globo.com, ele fazia aplicativos para o site do Big Brother Brasil. Daí foi para o Yahoo! Brasil, e foi enquanto trabalhava lá que surgiu o inesperado convite do chefão do Twitter.
Williams viu e adorou o despretensioso FoodFeed (foodfeed.us), aplicativo que Vitor havia criado por conta própria para o Twitter.
O programa é todo bonitinho, mas, como o próprio Vitor admite, não tem muita utilidade: sua função é permitir que os usuários postem o que estão comendo -e, assim, é possível fazer uma busca e achar pessoas que estejam comendo alguma coisa específica (feijoada, por exemplo).
Útil ou não, o aplicativo acabou servindo para Vitor arrumar um belo emprego. Só para se ter uma ideia, um dos diretores do brasileiro será Douglas Bowman, simplesmente o designer que inventou a cara do Google -a quem Vitor já chama de "Doug".
"Ele sempre foi uma grande inspiração para mim e ainda é difícil acreditar que estamos trabalhando juntos", diz ele, que viajou no último dia 15 para morar em San Francisco.
O designer deixou por aqui seus pais e a namorada, que mais tarde irá morar com ele nos Estados Unidos.
Ele diz que trabalhar no Twitter é divertido, mas não revela quanto ganha por lá. Conta apenas que o escritório da empresa é um loft com café da manhã todos os dias, ótimos petiscos e sessão de filmes todas as sextas-feiras.


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