UOL


São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

estante

50 anos de vida e 30 de poesia num corpinho de 15


A Vida É Curta pra Ser Pequena

Autor: Chacal
Editora: Frente
Contato: 0/xx/21/2256-2763
Quanto: R$ 20

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

Você e eu não temos nada a ver com a crise da poesia. Nem com a crise das vanguardas modernas -que impuseram à poesia escrita interrogações quase paralisantes-, nem com a crise oriunda da canção, cujo sucesso entre nós fez muito poeta perder o rumo do livro para ganhar o do disco.
A poesia de livro, em nossa época, não tem direito à inocência: ela sabe que não é um paraíso de palavras. Sabe também que não dispõe do conforto da canção, essa embalagem fina que, de vez em quando, traz em si um poema que poderia viver sem a melodia, a voz e a fama do cantor. Poesia de livro é das coisas mais barras-pesadas na arte hoje.
Mas há algumas saídas. Uma é buscar refúgio em mais erudição, coisa que alguns poetas fazem com competência (mas falam para pouquíssimos). Outra é recuperar um corpo vivo para o poema através da voz humana: escrever poesia para dizê-la ao vivo.
Um cara liderou esta última hipótese no Brasil: Chacal. Ele lançou, há uns meses, um belo livro, "A Vida É Curta pra Ser Pequena". Nele reúne sua produção recente para comemorar os 50 anos de vida e os 30 de militância poética. O resultado é bom de ler e de dizer.


Texto Anterior: folhateen explica: Avaliação da educação básica desnuda a carência do ensino
Próximo Texto: Orelha
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.