São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 2002

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TECNO

Inflação e exclusão social invadem mundo virtual do Everquest

MARCELO VAZ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Espertos de plantão descobriram um jeito de fabricar dinheiro no game on-line EverQuest -talvez o RPG mais popular do momento, com uma comunidade de cerca de 500 mil jogadores por semana.
A tática foi criar macros (ciclos de comandos) que, por uma combinação de fatores, dão um dinheirinho a mais para o cara que as utiliza. Repetidas inúmeras vezes, essas macros transformam o dinheirinho numa mina de ouro.
Além de uma elite cheia de bufunfa, a prática levou ao virtual algo típico do mundo real: a inflação. Se muito dinheiro é jogado na economia do EverQuest, os preços sobem -e novos jogadores, com pouca grana no bolso, têm suas possibilidades limitadas.
Para piorar a bagunça, uma "solução" incomum para isso se tornou, se não aceitável, conhecida. Aqueles que têm mais no jogo usam sites para vender "peças de platina" para aqueles que têm mais no bolso.
No www.playerauctions.com, pode-se encontrar "200 mil peças" por US$ 350 ou mais. No www. ebay.com, a coisa é mais leve. "Dicas" para multiplicar a poupança são vendidas por uns US$ 20.
Como resposta, a empresa que cuida do game resolveu punir quem faz isso. Tem mais é que pôr a Justiça atrás dos criminosos do colarinho branco. On-line e off-line.
E-mail - walabibi@uol.com.br


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