São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartas

Brasil x terra estrangeira

Folhateen recebe 85 e-mails a favor e contra os jovens que desprezam MPB, culinária típica e cinema nacional

Indignação
"Fiquei indignada com os adolescentes que desprezam a nossa cultura (ed. de 22/1). Não é uma questão de gosto; é uma questão de preconceito; é idéia pronta de que algo é ruim antes de conhecê-lo a fundo. É lógico que Tarantino é muito bom, assim como Fernando Meirelles. Existe rock e existe MPB. Gostar de um não implica odiar o outro. A cultura brasileira é maravilhosa e deve SIM ser valorizada! Tá na hora de comerem um bom doce mineiro ao som de Chico Buarque enquanto lêem Jorge Amado."
MARIA GIULIA P. PINHEIRO, 16, São Paulo, SP

MPB já era
"Já faz um tempo que eu queria mandar um e-mail ao Folhateen. Mas essa reportagem me incentivou. Nem todos são contra o Brasil. Por exemplo, eu não sou contra, mas também não sou a favor. A MPB já teve o seu tempo. Eu cresci ouvindo MPB e bossa nova, mas percebi que não me identifico com esse estilo musical, porque não significa para mim o que significa para os meus pais. E isso não dá nem para chamar de país já que cada um faz o que quer quando quer. Há pessoas que realmente se preocupam e não tem voz, assim como eu."
BEATRIZ LINBERGER DOS ANJOS OLIVEIRA, 14, São Paulo, SP

Pessoas pérfidas
"Achei realmente decepcionante a matéria que vocês realizaram com essas pessoas pérfidas que não valorizam esta terra (Brasil)."
PAOLA CHRISTINY, 17, Sorocaba, SP

Odeio
"Não tinha escrito para o Folhateen ainda, mas eu, como o entrevistado Leandro Sarubo, odeio toda a "cultura" brasileira. É tanta coisa que acho ruim... jamais alugaria um filme brasileiro nem mesmo iria ao cinema. Nossos programas de humor são péssimos. Duvido que haja quem consiga rir de alguma piada do "Zorra Total" ou da "Praça é Nossa". Prefiro mil vezes o que vem do exterior!!!"
DANIELA CAMPOS, 17, Sorocaba, SP

Precisa aprender
"Tenho dois filhos adolescentes; um gosta de rock e o outro é mais flexível com MPB. Causa espanto a entrevista do jovem Leandro Sarubo. Pena que ele só veja TV e deixe de lado bons livros. Se ele quer ser jornalista, precisa aprender um pouco mais da vida. Aprender a amar o que é seu."
SILVIA BETTINELLI DE FREITAS, 44, São José do Rio Preto, SP

Tem conteúdo
"Acho salutar que existam pessoas (independente da idade) que pensam, escolhem, têm discernimento e não acompanham as ondas da mídia que reduzem o Brasil e futebol, samba e sensualidade. Mesmo com os radicalismos de alguns, próprios da idade, questionar é fundamental. Esse garoto Leandro Sarubo me parece ter conteúdo e ser inteligente; será um bom jornalista! Parabéns!"
ROSÂNGELA PIRES, 49, Florianópolis, SC

Asneira dói
"Aborrescente mimado que só come feijão coado! Outro que fala que não gosta de música nacional. Acho que daqui a uns cinco, sete ou dez anos eles vão ter vergonha do que falaram. Vão perceber que um prato de arroz, feijão e bife acebolado é infinitamente mais gostoso que qualquer "big merd" de fast foods da vida. E a declaração do pretenso futuro jornalista: "Carnaval não é cultura". Um cara que pretende ser jornalista dizer uma asneira dessa... Dói."
IVAN PEDRO THOMÉ NETTO, 29, Goiânia, GO

Rebeldia é bom
"A discussão sobre aceitar ou não a cultura brasileira é antiga. Nunca gostei de Carnaval, mas sempre achei o chorinho uma arte. Sou fã de filmes de Hollywood, mas também gosto de cinema nacional. O que os adolescentes sentem hoje nada mais é que rebeldia! E isso é bom! É nessa juventude que parece sem esperança que devemos apostar nossas fichas. Os jovens que "rejeitam" o Brasil serão mais úteis ao país do que aqueles que se entopem de produtos nacionais de má qualidade e engolem tudo sem críticas."
CESAR GRAFIETTI, 35, São Paulo, SP

Para o Leandro
"Olá, Leandro Sarubo. Espanta-me o fato de alguém com sua mentalidade ideológica querer ser jornalista. Causa-me tristeza saber que alguém com 18 anos e o rosto cheio de espinhas tenha tanto desprezo pela cultura brasileira. Com certeza, meu caro, aqui não é o paraíso. Mas seu desprezo pelo Brasil e por nossa cultura, provavelmente, deve-se à falta de conhecimento. Enquanto você assistia a seus DVDs estrangeiros, o Brasil acontecia. Será que você perdeu?"
FERNANDO TORRES, 23, Tatuí, SP

Moçada que dá orgulho
"Não leio muito a Folha por motivos editoriais, mas fiquei curioso pela matéria editada pelo Folhateen. Gostaria de dizer que concordo em número, gênero e grau com tudo o que esses meninos falaram. Nossa cultura é fraca na música (salvo Tom Jobim), no cinema, no teatro... Apenas na literatura temos alguma história boa. Fiquei muito impressionado com Bárbara Vieira em sua atitude Janis Joplin e observações ferinas... Adorei, me identifiquei muito com ela, e tenho 53 anos. Acho mesmo, assim como nossa Janis Joplin, Caetano um pé no saco... Gostaria de poder ouvir um som com essa moçada que só me dá orgulho."
JOSÉ LUZ BITTAR, 53, São Paulo, SP

Suplemento dispensável
"A matéria é de um cinismo cavalar porque candidamente conclui que "eles acham melhor o que vem de fora". O próprio jornal contribui para tal juízo de valor, ou seja, de negação aos valores nativos. Basta acessar as últimas edições do suplemento Folhateen, onde se constatará o predomínio absoluto de matérias tratando de assuntos ligados ao "que vem de fora". Felizmente meu filho não se interessa pelo suplemento."
JOSÉ SUNAHARA, 46, Maringá, PR

Pensadores?
"Na matéria "Adolescentes tiram pensadores do sério", fiquei imaginando como que os chamados "pensadores" atacariam afinal o inatacável: a opção de uma pessoa, absolutamente legítima, de, por exemplo, só ouvir rock inglês. Tudo o que o sociólogo Chico de Oliveira -que saiu com pérolas como "Eles não sabem o que estão perdendo" (ora, como não?)- conseguiu foi nos contar seu gosto pessoal, tão questionável aliás (ou não) como o de qualquer um. Enfim, decepcionante!"
ALESSANDRO CRISTIANO CRUZ, 29, São Carlos, SP

Influenciados
"Achei maravilhosa a reportagem dos jovens que não gostam da cultura brasileira porque mostra como eles são totalmente influenciados pela mídia estrangeira que tanto idolatram. Pensam que a cultura brasileira só se limita a mulheres, samba, feijoada, caipirinha e futebol. Esquecem-se de que é muito mais rica do que isso."
THAÍS LIMA, 16, Santo André, SP

Tem dó
"Adorei a reportagem. É verdade, Caetano não desce. Ele é um xarope, se acha a última "diet coke" geladinha do deserto. E olha que a música dele nem é lá essas coisas, totalmente meia-boca. Apoio os jovens que não se deixam influenciar. Como valorizar a "cultura" de um país que acha que "2 Filhos de Francisco" merece o Oscar? Tem dó!"
JULIANA SOUTO RIBEIRO, 20, Alfenas, MG

Caetano não desce?
"Sinto-me obrigada a expor minha opinião. Meu problema começou com o comentário de que "Caetano Veloso é uma coisa que não desce". Bem disse Chico de Oliveira, quando citou nossos compositores conhecidos internacionalmente pela boa música, inclusive nos países os quais esses adolescentes consideram tão superiores culturalmente."
MARCELA MATTIUZZO, 15, Itatiba, SP

Não é popular
"A MPB não consegue mais ser popular. Por quê? O povo (ou o que chamam de popular) não consegue pagar R$160 para ver um show da Marisa Monte ou quase R$ 200 pra assistir ao Chico Buarque. Isso é MEB - Música Elitista Brasileira."
PAOLO QUEIROZ, 19, Limeira, SP


Escreva! Criticando, elogiando ou só para matar o tempo: folhateen@uol.com.br ou al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. Mande nome completo, idade e cidade.
Faça parte do nosso grupo de apoio! São reuniões quinzenais com a equipe em São Paulo para discutir o caderno e sugerir reportagens. Para participar, escreva o que acha do Folhateen.



Texto Anterior: Encontrados os clones de lost
Próximo Texto: Sexo & Saúde - Jairo Bouer: A volta das DSTs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.