São Paulo, segunda-feira, 29 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

"Estou com fimose e preciso operar. Estou com medo. Como é a cirurgia? Dói muito?"

"Tenho 16 anos e meu pênis é muito grande. Na hora da relação, a ereção dura pouco tempo e a ejaculação é precoce. O que fazer?"


Dúvidas sobre o pênis são freqüentes

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Dúvidas sobre o pênis ainda são um dos temas mais freqüentes entre os garotos que escrevem para o Folhateen. Tamanho, forma, desvios e fimose aparecem sempre por aqui. Duas perguntas ilustram bem as dificuldades que aparecem na cabeça deles.
O primeiro assunto é a fimose, um estreitamento do orifício de saída do prepúcio (pele que recobre a cabeça do pênis). Alguns garotos têm, desde a infância, uma dificuldade de exteriorizar a glande. Isso acontece porque o orifício é ou ficou estreito demais. Há uma dificuldade para a higiene dessa parte do corpo, o que pode facilitar a aquisição de infecções. Também pode haver dor e desconforto na hora de uma ereção ou de uma transa.
Dependendo do grau da fimose e da idade do garoto, certas manobras de manipulação do pênis podem resolver a situação. Em casos mais graves, uma pequena cirurgia de correção pode ser necessária. Em geral, o procedimento não é nenhum bicho-de-sete-cabeças.
O médico aplica uma anestesia local e faz um procedimento rápido para abrir o prepúcio e deixar a glande exteriorizada (o aspecto fica semelhante ao da circuncisão feita nos meninos de religião judaica e muçulmana).
Logo depois do procedimento, o garoto vai para casa e deixa seu pênis em "repouso" por alguns dias. Se o diagnóstico fosse feito antes, talvez a cirurgia já tivesse sido realizada. Mas não há nenhum problema em fazê-la agora.
Já o garoto do segundo e-mail deve entender que não há relação entre tamanho de pênis e problemas de ereção ou ejaculação precoce. Nessa idade, a principal causa dessas duas dificuldades são a ansiedade e a inexperiência. Nada que um pouco de paciência não solucione.
A ansiedade em relação ao sexo e a falta de experiência em lidar com a intimidade da parceira fazem com que muitos garotos ejaculem antes da hora ou que tenham dificuldades em manter uma ereção.
Tanto meninos com pênis maiores como outros com pênis de tamanhos menores podem enfrentar esse tipo de situação. Vale lembrar que as dificuldades em relação ao início da vida sexual, em geral, passam rápido. Se as encanações persistirem, vale bater um papo com um terapeuta.


Jairo Bouer, 37, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br


Texto Anterior: Para fãs, ídolo não suportou o peso do sucesso
Próximo Texto: + Sexo: Leitores continuam debate sobre homossexualidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.