São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO

Menina fica na paranóia depois de brincadeira íntima com namorado

"É possível engravidar assim: não era meu dia fértil, não houve penetração nem ejaculação e sou virgem. Houve encontro de órgãos genitais, sexo oral e, talvez, líquido lubrificante masculino. Posso estar grávida?"

ROSELY SAYÃO
COLUNISTA DA FOLHA

Para que ocorra uma gravidez, um espermatozóide precisa encontrar-se com o óvulo e fertilizá-lo. O seu problema é saber como é que esse encontro pode ocorrer, uma vez que apenas um óvulo é expelido pelos ovários a cada ciclo, ou seja, a cada 28 dias, mais ou menos. Será que justo no dia em que você e seu namorado estiveram juntos isso pode ter ocorrido?
Você diz que não era seu dia fértil. Como você sabe? Tem muita garota que pensa que sabe quando ovula, mas, na verdade, nem passa perto do período correto. A ovulação ocorre mais ou menos 14 dias antes da próxima menstruação. Se você tem o ciclo regular, fica mais fácil calcular. Mas, se você tem um ciclo irregular, pode esquecer.
E tem mais: como óvulo e espermatozóides permanecem vivos dentro do corpo da mulher por mais de um dia, o tal dia fértil se transforma em período fértil.
Se não houve penetração, como o líquido lubrificante, que contém pequena quantidade de espermatozóides, pode ter ido parar dentro do seu corpo? E, se não houve penetração, como é que foi esse encontro de genitais? Menina, fique esperta! Esses carinhos íntimos são gostosos desde que você fique no controle da situação. Se você diz que é virgem, é porque ainda não tomou a decisão de ir até o fim da história. Que tal não ficar se tentando tanto assim?
Resumo da ópera: você entrou numa paranóia, sim, porque cometeu alguma atividade com um pequeno grau de risco. Por isso, quando for brincar novamente, use camisinha. E sua cabeça? Ela está de acordo com o que seu corpo está fazendo? Sua chance está aí: cabeça feita faz a pessoa ter muito mais cuidado consigo mesma em situações como essa.

Rosely Sayão, 48, é psicóloga. Se você tem dúvidas sobre sexo, escreva para o Folhateen ou para roselys@uol.com.br



Texto Anterior: Perfil: Hermes e Renato
Próximo Texto: Rápidas
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.