São Paulo, segunda-feira, 29 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HUMOR

Versão redublada "cult" de série de Batman e Robin dos anos 60 ganha site oficial e é exibida em bar

Besteirol prodígio

LUCRECIA ZAPPI
DA REPORTAGEM LOCAL

Cansados da conversa mole de Batman e Robin em nome da justiça, quatro adolescentes paulistanos decidiram, em 1981, fazer alguns ajustes na dublagem do episódio da dupla dinâmica "Um Adversário à Altura de um Medonho Bandido".
O seriado, produzido nos anos 60 pela rede americana Fox, naquela época era exibido pela rede Globo durante a tarde. Foi então que o estudante Marcos Pettinati, munido de um videocassete trazido dos EUA, resolveu testar o aparelho junto com amigos.
Depois de assistir várias vezes ao mesmo episódio, eles puseram na vitrola, ao lado da TV, a marchinha "Feira da Fruta", sucesso de 1973 do grupo Capote, enquanto Fernando, irmão de Marcos, e Antônio Camano revezavam o microfone, transformando o Homem-Morcego e o Garoto-Prodígio na dupla dinâmica mais boca suja de Gotham City.
A versão dublada pelos amigos ficou conhecida como "Bátima Feira da Fruta" e foi feita de uma vez só, "sem roteiro e sem cortes, só com pausa para rir", de acordo com Antônio. "Tem muito palavrão porque era tudo improvisado. A gente nunca sentou para bolar uma história, não tinha texto nenhum para a gente falar. Era uma palhaçada só".
Fernando, à época com 19 anos, além de ter dublado o Batman, fez as vozes do Coringa, Dick e o chefe Ohara. Antônio, com 18, interpretou Robin e afinou a voz para fazer Suzi. Seu irmão, José Luiz, fez o comissário Gordon. "Eu só gravei o filme porque queria ver as lutas em câmera lenta", conta Fernando. "E a dublagem a gente fez para assistir só naquela hora."
Mesmo produzida só para "consumo imediato", a fita circulou por quatro anos entre amigos e sumiu. E o "Bátima Feira da Fruta" só foi reaparecer na internet em 2002. Virou um cult: "No Orkut, há 27 mil fãs e 55 comunidades relacionadas ao filme dublado por nós", diz Antônio.
Se você tem fôlego para o besteirol pode assistir a fita na quinta-feira, às 22h, no Manifesto Bar (r. Iguatemi, 36, São Paulo, SP). O site do "Bátima" está programado para sair em meados de setembro, e o endereço é www.batimafei radafruta.com.br.
Já o seriado original pode ser visto na Rede 21, às terças-feiras, às 20h.

Texto Anterior: Sexo & saúde - Jairo Bouer: É preciso respeitar opções
Próximo Texto: Música: Rock
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.