São Paulo, segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

cinema

Educação francesa

Novo filme do francês Christophe Honoré retrata a paixão proibida entre uma estudante adolescente e um professor galã

LETICIA DE CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem nunca viveu um amor proibido ou impossível, que atire a primeira pedra. "A Bela Junie", filme que estréia nesta quinta, trata de um tipo de paixão impossível muito comum na adolescência: o romance entre uma aluna e um professor.
Após a morte da mãe, Junie, 16, muda para a escola do primo, Mathias, em Paris. Olhos verdes, cabelos castanhos desgrenhados e expressão grave, a garota é bastante reservada e um pouco arisca, mas logo se enturma no novo colégio.
Sua beleza e seu ar misterioso seduzem o estudante Otto, com quem ela logo engata um namoro. Nemours, o professor galã e conquistador, também se apaixona pela garota.
Com os hormônios à flor da pele, os adolescentes do colégio de Junie passam boa parte do tempo namorando. Além dos casais "oficiais", há um constante intercâmbio de pares, muitas traições e fofocas.
O filme adapta para os dias de hoje o livro do final do século 19 "La Princesse de Clèves", de Madame de Lafayette.

Nova geração
"A Bela Junie" reúne três grandes talentos da nova geração do cinema francês. A protagonista, Junie, é interpretada por Léa Seydoux, 23. Neta do fundador da produtora Pathé e sobrinha-neta do diretor da distribuidora Gaumont, ela estreou como atriz em 2006 e já caiu nas graças do "enfant terrible" do cinema americano Quentin Tarantino. Está no elenco de "Inglorious Bastards", nova obra do diretor.
Louis Garrel, 25, vive Nemours. Filho do diretor Philippe Garrel, ele estreou para o grande público em "Os Sonhadores", de Bertolucci.
Já Christophe Honoré, 38, o diretor, é responsável por alguns dos melhores títulos da nova safra francesa, como "Em Paris" e "Canções de Amor".


Texto Anterior: Fantasia: Mangá fashion
Próximo Texto: Música: Pela hora da morte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.