São Paulo, segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

// HINDUS

>> CALENDÁRIO: Em 1957, o governo tentou unificar os cerca de 30 calendários diferentes usados na Índia e acabar com as confusões que isso gerava. Porém não teve sucesso. O país adota o calendário gregoriano no dia-a-dia, mas cada região ainda usa o seu para comemorações.

>> ANO NOVO: Para os hindus o ano de 1930 já chegou no dia 28 de outubro. Na festa chamada de "Diwali" ou "Festival de Luz", as casas são pintadas de branco e são iluminadas, para atrair paz e prosperidade. Velas e lâmpadas são espalhadas pelas cidades a fim de remover a ignorância de seus habitantes. Para não provocar os deuses, que são todos vegetarianos, não há carne nas refeições. Durante a noite, há queima de fogos e as turmas de amigos se reúnem para jogar cartas. Muitos indianos aproveitam este dia sagrado para distribuir comida nas ruas e fazer doações.


Fontes: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e Centro Cultural Indiano Himalaias.


Texto Anterior: Chineses
Próximo Texto: Hebraico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.