São Paulo, segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

// CHINESES

>> CALENDÁRIO: É um dos mais antigos em uso. Pode ser estritamente lunar, formado por 12 meses lunares de 29 ou 30 dias, ou luni-solar, de 13 meses, dependendo da região.

>> ANO NOVO: A festa acontecerá nos dias 24 e 25 de janeiro de 2009, quando será comemorada a chegada do ano de 4707. Segundo as crenças chinesas, será o ano do boi, período propício às novas oportunidades de trabalho. Como acontece nas ruas do bairro da Liberdade, em São Paulo, na China, muitas pessoas vão para as ruas para celebrar. No primeiro dia, a festança é aberta com as danças do dragão e do leão, que simbolizam a chegada do novo ano. À noite, há contagem regressiva e fogos de artifício. Pais e avós presenteiam seus filhos e netos com envelopes vermelhos, cheios de dinheiro, chamados de "Hong Pao". A cor, que representa a vida e a alegria, também é a mais indicada para as roupas, que devem ser novas. Ao contrário do que acontece em outras culturas, para os chineses, o branco representa a morte e nunca é usado na passagem de ano.


Fontes: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e JCI Brasil - China


Texto Anterior: Festas: Onde não é Réveillon
Próximo Texto: Hindus
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.