São Paulo, segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

// MUÇULMANOS

>> CALENDÁRIO: Baseado nas fases da lua, este sistema é formado por 12 meses de 29 ou 30 dias, somando um total de 354 dias por ano. O mesmo calendário já era usado pelos muçulmanos quando, em 16 de julho de 622 DC, estabeleceu-se o primeiro dia do ano islâmico. A data marca a emigração de Muhamad de Meca para Medina, chamada de "Hégira", e a criação do primeiro Estado Islâmico no mundo.

>> ANO NOVO: A chegada do novo ano muçulmano acontece hoje e dá início ao mês de "Muhharam". No lugar de celebrações, há missas que lembram a morte de imã Hussein, neto do profeta Muhamad e que aconteceu no decimo dia do mês, o dia de Ashura. Algumas minorias xiitas praticam o autoflagelo, usando seu sangue para homenagear Hussein. O ato, no entanto, é repudiado pelas demais comunidades islâmicas no mundo. Para acabar com esse tipo de celebração, foi criada, há 10 anos, uma campanha para que os muçulmanos doem sangue neste dia.


Fontes: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e Arresala - Centro Islâmico no Brasil.


Texto Anterior: Hebraico
Próximo Texto: Cinema: Doce vampiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.