São Paulo, segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & saúde

Jairo Bouer

Culpa atrapalha relacionamento

"Sou uma mulher de 24 anos e namoro há dois anos uma garota de 18. A gente se dá superbem, mas eu já tive relacionamentos anteriores, ao contrário dela. Eu me arrependo muito de não ter me guardado para ela. Ela, por sua vez, não consegue esquecer meu passado e sofre com isso. Como ambas nos amamos e queremos ficar juntas, gostaríamos de superar esse sentimento."

Será que para uma relação dar certo as duas pessoas não podem mesmo ter tido experiências anteriores? Será que não dá para ter outros namoros, aprender com os acertos e com os erros e se tornar uma pessoa mais madura e melhor preparada para um novo relacionamento?
A maioria dos casais que se formam não é "virgem" de relações anteriores. As pesquisas de comportamento jovem mostram que os jovens começam seus relacionamentos mais cedo e têm mais experiências com diferentes parceiros na vida.
Essa história de se arrepender do que fez e querer se guardar para alguém parece uma conversa tão antiga, não? Será que você precisa disso para poder ser feliz com sua namorada? Por que se arrepender de experiências anteriores se elas foram boas ou se fizeram você aprender coisas importantes?
Sua namorada, mais nova e possivelmente mais insegura, talvez esteja lidando mal com seu passado. Mas será que, ao se sentir culpada, você não acaba reforçando a insegurança dela? Por que não explicar que o passado já foi vivido e pode ter gerado "ganhos" para sua vida pessoal atual?
A gente tem que fazer um monte de bobagem, dar um monte de cabeçada, até mesmo errar na escolha de diversas namoradas, para poder, finalmente, aprender a se relacionar com o outro e a construir um relacionamento bacana com alguém de quem se gosta de verdade.
Você não deve e não precisa se arrepender do que fez. Mais madura e mais experiente, você pode ajudar a sua namorada a entender melhor essa situação toda. Que tal esquecer o passado e curtir o presente?


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Música: Quando os gostos batem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.