São Paulo, segunda-feira, 30 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desciclopédia é feita pra zoar

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ao contrário da Wikipédia, na Desciclopédia não há limites nem regras. Mentiras grotescas, sátiras e brincadeiras, principalmente as de mau gosto, são sempre bem-vindas. Criada há dois anos pelo americano Jonathan Huang, essa enciclopédia on-line só tem uma pretensão: divertir seus usuários.
A versão brasileira da Desciclopédia (http://desciclo.pe dia.ws) traz verbetes absurdos sobre cantores, atrizes, jogadores de futebol e políticos. Muitos famosos, outros nem tão conhecidos e alguns simplesmente esquecidos, todos têm vez na paródia da Wikipédia.
No verbete emo, por exemplo, aprendemos que se trata da sigla de "emotional hardcore". "Emo também é ome ao contrário. Segundo muitos especialistas, a palavra emo deveria se escrever hemo, por ser abreviaçao de hemorróida."
Um dos escritores da Desciclopédia é Bruno Ferreira Agostinho, 21. Como tinha impulsos de avacalhar a Wikipédia, acabou se encontrando em sua paródia há oito meses.
"Já criei 120 verbetes na Desciclopédia", diz outro freqüentador, o estudante de História João Dias Ferreira Netto, 18. Ex-Wikipédia, ele trocou de time recentemente. "Se um dia for vítima de alguém, vou ficar bem chateado." (RS)


Texto Anterior: Sabichão era rapaz de 24 anos
Próximo Texto: Dizer que pesquisou no Google ou usar só a Wikipédia não vale
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.