São Paulo, segunda-feira, 30 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dizer que pesquisou no Google ou usar só a Wikipédia não vale

Educadores dão dicas para você se dar bem em trabalhos escolares

LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quer se dar mal em um trabalho escolar? Então, quando o seu professor perguntar de onde você tirou determinada informação, diga que "pesquisou no Google" ou que você consultou só a Wikipédia. Mas, como a idéia é se dar bem, a tarefa não é tão simples, como explicaram educadores de alguns colégios de São Paulo.
"O aluno não pode dizer: "Eu pesquisei no Google". Google não é site, é instrumento de busca", alerta Claudio Recco, professor de história dos colégios Santo Américo e Rio Branco e coordenador do site www.historianet.com.br.
Para Recco, cabe ao professor recomendar os sites em que o aluno deve basear sua pesquisa. "Quando a iniciativa parte somente do aluno, que visitou sites não recomendados, ele dificilmente saberá filtrar o que encontra na internet. Então, se ele pesquisou por conta própria, deve sempre informar a fonte, acompanhada da data, e não apenas a página correta."
Para Maria Lidia Bueno Fernandes, professora de geografia da Escola Cidade Jardim, se o aluno não é bem orientado, dificilmente vai conseguir identificar o que é confiável na internet. Então, o professor deve intervir. "A gente sempre tenta mostrar também que uma informação unilateral é sempre muito frágil. Mas há uma gama de possibilidades de sites que produzem informação qualificada", explica.
Há casos de classes em que muitos dos alunos usaram a mesma fonte de informação incorreta em seus trabalhos por pesquisarem todos no mesmo site. "Às vezes, os alunos não fazem uso do próprio livro deles, ficam com preguiça de usar porque o texto é mais longo. A internet atrapalha no sentido de eles irem pelo caminho mais fácil, o copiar e colar. Tem de equilibrar", defende Cristiana Mattos Assumpção, coordenadora de tecnologia na educação do Colégio Bandeirantes.
"É muito fácil identificar quando o aluno simplesmente copiou a informação: ele usa palavras que foram importadas simplesmente e que não são de seu vocabulário ou palavras que ficam replicadas em vários trabalhos. Nesse caso, a nota zera", diz Marcelo Jorge de Moraes, professor de biologia da Escola da Vila.

Wikipédia é útil
A esta altura, você deve estar imaginando que usar a Wikipédia é uma grande roubada. Segundo os educadores, não é. Mas seu uso deve ser feito com atenção. "É possível utilizar a Wikipédia, desde que você cheque as informações que estão lá. Se não houver link para informações primárias [que foram base para o texto do verbete], desconfie", diz Moraes.
É inegável, segundo os educadores, que o acesso fácil à internet afastou os estudantes dos livros, até mesmo no meio universitário. "Ela acaba sendo a primeira fonte. Eles recorrem a ela freqüentemente. Mas a fonte tem de ficar clara para que o professor possa discutir com o aluno a sua confiabilidade. Assim, a internet acaba vindo para o bem", diz César Ricardo Simoni Santos, professor de geografia da Escola da Vila.


Texto Anterior: Desciclopédia é feita pra zoar
Próximo Texto: Música: Indies do Irã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.