São Paulo, segunda-feira, 30 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Psicólogo vê tipo de autismo no supernerd da TV

DE SÃO PAULO

O que é, o que é? Tem um QI estratosférico e se acha o maioral, mas para interagir socialmente é um fiasco.
O perfil vale tanto para o gélido sr. Spock, de "Jornada nas Estrelas", quanto para Sheldon Cooper. Mas, enquanto o orelhudo Spock cresceu no espaço, o físico só parece ser de outro planeta.
Os dois representam bem o que o psicólogo Ailton Amélio define como "mente de raciocínio lógico e nenhum 'feeling'[sentimento]".
Amélio vê sinais da síndrome de Asperger no personagem de "The Big Bang Theory". Quem carrega o transtorno ""espécie de autismo"" tem fama de antissocial e excêntrico. Em geral, se fecha num mundinho à parte. No caso de Sheldon, a física.
Editor do site Jovem Nerd, Alexandre Ottoni conhece tipos parecidos. "Chegam a ser assexuados, têm mais interesse no conhecimento do que nas relações sociais."
Para ele, Sheldon é "vários nerds num só". Na vida real, diz, "seria incomum ver um PhD em física que também é superfã de Batman".
(AVB)


Texto Anterior: Sheldon está entre nós
Próximo Texto: Opinião: Ser mutante é ser diferente?
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.