São Paulo, segunda-feira, 30 de agosto de 2010

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SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER - jbouer@uol.com.br

Juventude e cigarros: proximidade perigosa

NA ÚLTIMA SEMANA, o resultado de uma pesquisa Datafolha, publicada aqui na Folha, mostrou que, na cidade de São Paulo, 70% dos pontos de venda dos derivados de tabaco ficam a até três quarteirões de distância de alguma escola.
Em dois terços dos estabelecimentos visitados, a propaganda do cigarro (cartazes e painéis) era visível para os jovens. Quanto mais perto da escola, mais forte era a exposição.
Pergunta 1: Você acha que a exposição à propaganda do cigarro e a proximidade do jovem com o tabaco aumenta ou diminui a chance de ele fumar?
Pergunta 2: Você tem ideia da idade com que a maior parte dos adultos fumantes iniciou seu contato com o cigarro?
Se você apostou que a propaganda pode influenciar o comportamento e facilitar o acesso ao cigarro e que 90% dos adultos começaram a fumar antes dos 15, acertou as duas respostas!
Será mera coincidência o resultado? Essa história me fez lembrar de um trabalho que realizei há alguns anos em uma cidade do Rio Grande do Sul, onde a indústria do fumo é muito forte.
Fui contratado para falar com a população jovem sobre saúde e prevenção. Só uma recomendação: evitar falar de cigarro! Claro que fui e, óbvio, que, no meio da apresentação, falei dos riscos do fumo. Não dá para perder uma oportunidade como essa, não é?
Com o número de fumantes caindo no mundo desenvolvido e entre a população adulta, os mercados mais "atraentes" passam a ser os países em desenvolvimento e a população jovem, mais vulnerável aos apelos do cigarro e com maior potencial de dependência.
Se você não teve contato com cigarro, o ideal é que evite ou que adie para quando for mais velho e puder avaliar melhor riscos e consequências. Se já fuma, saiba que parar sozinho é complicado. Talvez precise de ajuda e de medicamentos.


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