São Paulo, segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Invasores do espaço

A VERDADE PODE ESTAR LÁ FORA. OU NÃO. CONHEÇA ALGUMAS DAS HIPÓTESES SOBRE VIDA ALIENÍGENA

Gabriel Góes


DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

Discos prateados rodopiando pelo cosmo. Luzes alucinadas, texturas estranhas. E, é claro, o "uuuh" da trilha sonora de "Arquivo X".
A descrição de como seriam os extraterrestres varia. Mas, afinal, eles existem?
A crença depende de cada um, mas o tema veio à tona neste mês, quando a Aeronáutica brasileira divulgou relatórios de supostas aparições de ETs nos anos 90.
A ciência também vem discutindo o assunto. O inglês Stephen Hawking, por exemplo, afirmou nos últimos meses que é "perfeitamente racional" supor que há vida inteligente fora da Terra.
Por se tratar de um respeitado pesquisador, a declaração causou alvoroço.
Por enquanto, a afirmação parece um chute mesmo, já que não há provas. Mas há, de fato, quem proponha teorias.
Uma explicação constantemente citada é a do suíço Erich von Däniken, 75, autor do best-seller "Eram os Deuses Astronautas?" (1968).
Enquanto cientistas pensavam em como seria nosso encontro com aliens no futuro, von Däniken teve outra ideia. "Os extraterrestres já estiveram na Terra!", afirmou à Folha, por telefone.
Segundo ele, essa visita aconteceu há milhares de anos. Há até "evidências".
Uma delas seriam as pirâmides do Egito. "Eles as construíram com conhecimento adquirido dos aliens."
"Nossos ancestrais não podiam entender que esses visitantes eram extraterrestres, então os chamaram de "deuses". Mas sabemos que deuses não existem!", diz.
De 1968 até hoje, von Däniken escreveu mais de 30 livros -e, afirma, leu outros milhares. E mantém a teoria.

SILÊNCIO
Para o escritor, a descrença dos cientistas vem da arrogância deles. "Nós nos vemos como os seres mais evoluídos do Universo, mas precisamos ser mais modestos."
David Catling, professor de astrobiologia da Universidade de Washington, tem outra opinião. "Os cientistas enxergam von Däniken como muito... não científico", diz.
"Ele é bastante convincente, quando você é adolescente, mas não há evidências."
Catling não afirma que aliens são ficção. Mas enfatiza que, a despeito dos esforços para encontrá-los, "tudo o que temos é o silêncio".
Exceto, é claro, quem diz que já avistou discos voadores, foi abduzido ou bateu um papo com um ET.
São relatos desse tipo que aparecem nas milhares de páginas liberadas pela Aeronáutica brasileira, referentes ao período entre 1952 e 1999.
Desses arquivos, 37 ocorrências contêm o termo "estudante". Como a em que um jovem paulista reclama de sua solidão dentro de uma espaçonave alienígena.
Ao que parece, ele não foi abduzido com seu Wii.


Texto Anterior: Sexo & Saúde - Jairo Bouer:Juventude e cigarros: proximidade perigosa
Próximo Texto: Brincadeirinha: Cineasta criou terror com falsa notícia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.