São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer

Posso me medicar?

"Tenho 19 e estou tomando remédio para ejaculação precoce recomendado por um amigo. Com minha namorada, ficou ótimo, mas com outras garotas ainda está rápido. Será que posso aumentar um pouco a dose?"

"Tenho 17 e acho que estou com gonorréia. Apareceu um corrimento depois que transei com um garoto. Existe algum remédio que posso tomar por conta própria?"

TOMAR remédio por conta própria nunca é boa idéia. Mas, infelizmente, com a facilidade que existe no Brasil para comprar medicamentos (mesmo os que exigem receita médica), muita gente acaba colocando a saúde em risco.
Garotas muitas vezes escolhem seu método anticoncepcional sem que a família saiba, apenas com a ajuda de uma amiga. Outras vezes é a própria mãe quem determina o tipo de pílula. Não é preciso dizer que vários erros acontecem quando o ginecologista não é consultado.
Garotos tampouco fogem da automedicação. Entre os mais usados estão os anabolizantes (que aumentam a massa muscular), os facilitadores de ereção e até os remédios para controlar a ejaculação precoce.
Para ejaculação precoce ainda não há um remédio no mercado, embora uma substância (dapoxetina) esteja em fase final de testes nos EUA. Hoje, a escolha inicial de tratamento é a terapia, já que a causa mais freqüente é emocional. Para os casos mais difíceis, especialistas tentam usar baixas doses de alguns antidepressivos, que podem retardar a ejaculação.
Bingo para quem lembrou que antidepressivo tem efeitos° colaterais e exige receitas de controle especial. Está errado tomar o remédio do amigo e é ainda pior aumentar a dose por conta própria. Não é significativo que com a namorada o tempo está normal e com as outras é muito rápido? Culpa, medo, tudo isso pode influenciar.
Para a gonorréia, sinal vermelho. Só se contamina quem transa sem proteção. Apesar de o tratamento com antibiótico ser hoje mais simples, ele não deve ser feito sem avaliação do médico. Primeiro, porque outras doenças podem causar corrimentos e depois porque o uso inadequado de antibióticos pode produzir bactérias mais difíceis de serem tratadas. Fale com o médico!


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Baladas legais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.