São Paulo, segunda-feira, 31 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Filme com o ator Johnny Depp reconstrói a vida do criador do herói Peter Pan

De volta à terra do nunca

Divulgação
Barrie (Johnny Depp) e o pequeno Peter Davies, que daria origem a Peter Pan


SYLVIA COLOMBO
EDITORA DO FOLHATEEN

Você vai ao cinema assistir a "Harry Potter" e a sala está cheia de adultos vibrando com as aventuras do bruxinho. Depois, dá uma volta no shopping e vê um monte de marmanjos vestindo o mesmo tipo de jeans ou o bermudão que você usa. Outros imitam o seu penteado ou não dispensam o boné. Sem falar dos ringtones descolados que colocam nos celulares e da paixão por games, animações etc.
De onde veio essa mania de adulto querer parecer jovem? Certamente a psicanálise terá lá as suas explicações. Mas não só. Também a literatura e, agora, o cinema podem nos dar algumas dicas.
"Em Busca da Terra do Nunca", que estréia na próxima sexta-feira no embalo de sete indicações ao Oscar, é a história de James Matthew Barrie (1860-1937), escritor escocês que criou o personagem Peter Pan, o famoso menino -já transformado em lenda- que se recusava a envelhecer.
Com Johnny Depp no papel de Barrie, o filme é um tanto lacrimoso e não segue fielmente os fatos biográficos da vida do escritor. Ainda assim, vale ver, pois ajuda a entender como um autor, inspirado pelas intensas transformações sociais e culturais da Inglaterra vitoriana [período que corresponde ao reinado da poderosa rainha Vitória, entre 1837 e 1901], conseguiu transmitir para o papel um desejo tão universal, o de permanecer para sempre jovem.
Para isso, Barrie teve a colaboração de quatro garotos, os irmãos George, Jack, Michael e Peter Llewelyn Davies, que conheceu durante seus passeios pelos Jardins de Kensington, em Londres.
Os meninos não têm pai. A mãe, Sylvia (Kate Winslet), está muito doente e com dificuldades financeiras. Barrie, então, diverte os garotos introduzindo-os ao mundo do faz-de-conta. Brincar com as crianças também faz com que ele esqueça os desentendimentos que têm com a mulher.
Há várias teorias sobre a criação de Peter Pan, mas é quase certo que ele foi inspirado pelos jogos de Barrie com os irmãos Davies e, ainda, pela lembrança que o escritor tinha de seu próprio irmão, David, morto quando ainda era um adolescente. A tragédia fez com que Barrie ficasse obcecado desde cedo com a idéia de criar um lugar onde os garotos nunca envelheceriam, o que mais tarde viria a ser a Terra do Nunca.
Para conhecer melhor esse lugar, que, segundo as indicações de Peter Pan fica "a partir da segunda estrela à direita, depois em frente até de manhã", o Folhateen selecionou algumas dicas de leitura e de filmes (leia ao lado). Boa viagem!

Texto Anterior: Cinema: Desgraça pouca é bobagem
Próximo Texto: Música: Judas Priest desenferrujado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.