São Paulo, segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

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INTERNETS

RONALDO LEMOS - ronaldolemos09@gmail.com

Hits do verão 2011 chegam pela rede

JÁ OUVIU falar das músicas "Minha Mulher Não Deixa, Não" e "Minha Mulher Não Manda em Mim"? São os hits dos últimos meses. Tentei contar quantas visitas cada uma tem no YouTube, mas é uma tarefa inglória.
As músicas estão em tantos vídeos que, por alto, a primeira tem 20 milhões, e a segunda, cerca de 15 milhões. Vá lá ouvir que vale a pena: bit.ly/hsCUeA e bit.ly/eFCCiJ.
Essa é só a ponta do iceberg. A versão que bombou de "Minha Mulher Não Deixa Não" foi postada pelo recifense DJ Sandro. A partir dela surgiram inúmeras versões, caseiras ou feitas por profissionais (como os Aviões do Forró).
Foi então que a banda de brega-rock de Maceió Los Borrachos Enamorados resolveu postar uma resposta. Se a primeira dizia "vou não, quero não, minha mulher não deixa, não", a segunda diz "vou sim, quero sim, minha mulher não manda em mim". Resultado: 12 milhões de visualizações no YouTube.
O fenômeno mostra que os hits de hoje surgem fora da mídia tradicional e decolam pela internet. O Youtube é o quartel-general.
Os hits não são apenas músicas para "consumo" passivo. São motivo para novas recriações pela rede. As pessoas regravam os sucessos, fazem suas próprias versões e inventam respostas, que, por sua vez, se transformam em novos sucessos. É como se a cultura do remix tivesse dominado totalmente esses circuitos.
Surgem novas formas de ganhar dinheiro e oportunidades para artistas e compositores, por exemplo. Muitos já perceberam isso e colocam nas músicas divulgadas pelo YouTube frases como "pode regravar à vontade". Sabem que, quanto mais gente fizer versões e quanto mais elas forem executadas, mais dinheiro vão receber do site.
As engrenagens do sucesso estão mudando e tem muita gente bailando em festas animadas com hits da rede. Com a mulher deixando ou não.

JÁ ERA
Músicas que dependiam só de "jabá" para fazer sucesso

JÁ É
Alegação de que "Minha Mulher Não Deixa, Não" é plágio gospel (bit.ly/f18LBv)

JÁ VEM
Iniciativas como a Songtrust.com, para receber por músicas on-line

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www.folha.com.br/mm856414



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