São Paulo, segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER - jbouer@uol.com.br

Temas para pensar nesse fim de férias

ATENÇÃO, ATENÇÃO, leia as notícias da semana:
1- Em Jaci (SP), 66 adolescentes foram apreendidos pela PM em uma rave. A venda de bebida para os menores estava liberada!
2- A Guarda Metropolitana de Manaus impediu que 40 jovens, entre 12 e 17 anos, concretizassem uma briga marcada pela internet.
3- Polícia fecha rave que vendia bebida para jovens no Rio -21 adolescentes foram apreendidos. A classificação da festa era 18 anos.
Ufa! Fazia tempo que eu não via, em tão pouco tempo, tantas histórias envolvendo apreensão de grupos grandes de adolescentes. Delegacia, pais e pito das autoridades! Mas acaba aí?
A violência e o uso precoce de álcool têm sido temas frequentes de discussão aqui e no mundo todo.
No Brasil, apesar da proibição do consumo de bebida antes dos 18, há certa tolerância com esse padrão de comportamento, tanto pelos pais como pelas autoridades. Em festinhas particulares ou em grandes raves, dificilmente existe um controle na compra e no consumo de bebidas pelos jovens.
É uma questão importante! Se o consumo de bebida entre jovens é tão comum, será que não chegou a hora de rever a idade mínima (na maior parte da Europa ela é de 16 anos) e de pensar em estratégias mais efetivas de prevenção e de educação para o consumo?
Será que começar a beber em casa, sob a supervisão dos pais (desde que amparados por uma nova lei), não é mais seguro do que começar com os amigos, sem nenhum controle, em uma rave? Será que não se deveria investir mais nos controles (menos propaganda, maior vigilância em festas e punição para os responsáveis)?
E como educar os jovens, provavelmente na onda do "se-você-vai-eu-vou-também", para que eles não resolvam promover verdadeiras batalhas campais a troco de nada? Pois é, amigo, temas para pensar no seu final de férias!


Texto Anterior: Internets - Ronaldo Lemos: Hits do verão 2011 chegam pela rede
Próximo Texto: Ladeira abaixo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.