UOL


São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

Casamento não é igual a tiro ao alvo

"Tenho 21 anos, ainda estudo e penso em fazer faculdade. Gosto muito de um amigo. Se a gente der certo no namoro, estou pensando em ter relação sexual com ele para eu engravidar e, depois, ficarmos juntos. Não sei se estou certa! Estou sempre pensando em casamento!"

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Que pressa, não? Será que você não está colocando o carro na frente dos bois? Você mal começou a namorar com seu amigo e já está pensando em transar, engravidar e casar. Calma! Vamos pensar em algumas coisas muito importantes antes dessa história.
Em primeiro lugar, você não acha que casar ou "ficar junto" deve ser uma consequência de um namoro legal e não um objetivo a ser atingido? Eu conheço alguém, eu me apaixono, namoro, aprendo a conviver com a pessoa e aí começo a pensar em casar. Não é nessa ordem que a história deve se desenvolver?
Não adianta inverter esse processo. Da maneira como você escreve, parece que localizou um alvo, que é seu amigo, e decidiu que vai casar com ele de qualquer maneira. Mas vocês ainda nem sabem como é o relacionamento entre os dois. Desse jeito fica esquisito.
Outro cuidado que precisa ter é essa história de engravidar para casar. Hoje em dia, gravidez e filho não são garantia alguma de que você ficará com o pai da criança. Milhares de garotas, todos os anos, engravidam e criam seus filhos sozinhas porque os parceiros não assumem a responsabilidade.
Depois, pensar nessa história de gravidez para garantir casamento é, de novo, uma distorção. A gente tem um filho com alguém porque gosta dessa pessoa e, com ela, quer ter uma família, mais um objetivo comum. E não engravida para ter como pressionar o cara a ficar com você. Esse é mais um barco furado. É verdade que, hoje em dia, muitas mulheres querem engravidar e criar seus filhos sozinhas, pouco se importando se vão estar juntas com os pais. Mas essa não parece ser a sua situação.
Nada contra pensar em casamento. Esse é o objetivo de muita gente. Só fica estranho a ordem em que você está colocando os fatos. Casamento e filho vêm depois de amor e namoro. Calma! Vá estudar, entre na faculdade, conheça um cara legal (talvez seu próprio amigo) e dê tempo ao tempo. Para começar, pense um pouco em tudo isso, certo?

Texto Anterior: Homens na mira: Escudos humanos protegem alvos estratégicos
Próximo Texto: + Saúde: Cigarro não rima mais com diversão em Nova York
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.