São Paulo, segunda-feira, 31 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

estante

O tormento da redação

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

Talvez já tenha sido pior, mas hoje ainda é bastante difícil escrever aquela redação que a escola e o vestibular esperam do aluno e do candidato.
E não existe fórmula mágica mesmo. Mas alguma técnica ajuda a perder o pavor. É o caso do livro "Escrever É Fácil", de Alexandre Raposo, que tem um subtítulo meio pretensioso: "Um Método Infalível para Melhorar sua Redação". Se é mesmo infalível, só o tempo e os leitores poderão dizer. Mas é certo que se trata de um livro interessante, que parte do pressuposto de que todo mundo pode aprender a escrever, não precisando ser um gênio.
Raposo conta uma experiência em que um grupo de adolescentes passou a ter aulas com ele para melhorar a redação. E ele, que trabalha na área, bolou um curso criativo, que envolvia aprender a observar, para depois aprender a nomear as coisas observadas, para depois escrever. O texto se lê como um romance, mas traz sugestões de exercício ao final de cada capítulo.
O fato de o autor ser jornalista confere ao livro um ar diferente do que em geral se passa na sala de aula, com mais ênfase à expressão, à comunicação. Essa diferença vale a pena conhecer.

Escrever É Fácil - Um Método Infalível para Melhorar Sua Redação

Autor: Alexandre Raposo
Editora: Record (tel. 0/ xx/21/ 2585-2000)
Quanto: R$ 20,90


Texto Anterior: Saúde: De cara limpa
Próximo Texto: Orelha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.