São Paulo, segunda-feira, 31 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

A primeira vez dói?

"Ainda não tive minha primeira vez e estou interessado em uma garota mais nova do que eu, também virgem. É verdade que dói? Não fica mais fácil sem camisinha?"

A PERGUNTA traz uma série de reflexões sobre a primeira vez de homens e de mulheres e mostra algumas dificuldades e dúvidas que muitos enfrentam.
Claro que a primeira vez, por si só, causa receio, já que é um acontecimento inédito. Isso acontece com qualquer grande novidade e, quando o assunto é sexo, as emoções ficam ainda mais intensas.
Dói? Pode doer, sim. Provocar um certo desconforto. Mas, em geral, não é nenhum bicho de sete cabeças. O incômodo está relacionado à tensão enfrentada pela garota no momento da transa, e ao impacto disso na dilatação e na lubrificação da vagina.
Sem esses dois mecanismos, a penetração do pênis pode ser mais dolorosa.
Ao contrário do que muitos pensam, o rompimento do hímen (pequena membrana na vagina) não contribui muito para essa dor.
O rompimento do hímen pode levar a um pequeno sangramento. Em geral, discreto e de curta duração e, algumas vezes, nem acontece direito (não significa que a menina não era virgem).
E o garoto? Em geral, não há dor ou desconforto na primeira vez. Pode acontecer que, muito afoito, ele exagere tanto na manipulação do pênis como em movimentos mais bruscos, o que pode machucar um pouco.
Garotos que têm o prepúcio (pele que recobre a cabeça do pênis) podem ter sua glande um pouco mais sensível, e isso também pode provocar um certo desconforto. Mas, ao contrário do que o leitor diz, o uso da camisinha nesse caso pode até ajudar, diminuindo a sensibilidade.
Aliás, sem camisinha nem pensar! Além da vantagem citada acima, ela não dificulta o sexo na primeira vez. Usá-la desde o início faz com que o casal se acostume melhor com o preservativo, que protege contra DSTs, evita uma gravidez indesejada e, em linhas gerais, deixa o casal mais tranquilo ao final da transa. Tudo pronto para o começo? Boa sorte!


Texto Anterior: Faça você mesmo
Próximo Texto: Fofo malvado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.