São Paulo, segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUADRINHOS

Namorado real

Mangá baseado em obra de Meg Cabot une lendas da Idade Média e "high school" americana

DIOGO BERCITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Seu namorado é um vampiro, tipo o Edward, de "Crepúsculo"? Grande coisa. E o da Elle, que é a reencarnação do Rei Arthur? Isso sim é glamour.
Melhor do que isso, só se ela fosse, além de tudo, a garota mais popular do colégio. O que, aliás, também é o caso dela.
Com tudo isso acontecendo na vida da protagonista do mangá "Avalon High", baseado na obra de Meg Cabot (autora de "Diário da Princesa"), ela deve ser a garota mais feliz do mundo. Ou não?
Pois é. Toda essa história de o Will (o namorado) ser a reencarnação de um rei da Idade Média tem lá os seus problemas. Significa, por exemplo, que a Morgan, que estuda com eles, é a bruxa Morgana do século 21. E o Marco, meio-irmão do Will, é o maligno Mordred. Ah, a própria Elle não fica de fora. É a Senhora do Lago.
Coloque esses personagens juntos, somando também o Lance (Lancelote) e a Jennifer (Guinevere), e pronto: você tem os principais personagens das lendas do rei Arthur. E os problemas que isso traz, é claro.
Para quem nunca ouviu falar nessa história medieval, basta saber que ela termina em briga por todos os lados.

Receita infalível
O mangá "Avalon High" consegue fundir duas coisas populares em uma só. O mundinho das "high school" americanas e o reino fantástico de Camelot se encontram, no gibi.
Sabe aquela história de a vida dos personagens girar em torno da noite do baile? É assim, em "Avalon High", mas com a diferença de que, além de se preocupar com seu vestido, Elle tem que temer a profecia que se cumprirá justo durante a tão esperada festa -alguma coisa a ver com o fim do mundo.
Por mais incrível que possa parecer, não falta liga à história, mesmo com tanta coisa diferente junta. O roteiro é o ponto alto do trabalho.
É uma pena, porém, que o traço deixe a desejar. Tem linhas de movimento e texturas em abundância, características marcantes do estilo japonês. Mas há um quê de HQs norte-americanas -incluindo a leitura da esquerda para a direita- que deixa o resultado final, em preto e branco, híbrido.
"Avalon High" (R$ 9,90, 112 págs.) chega às lojas no dia 11 de setembro pela ed. Record.
No dia 17, a autora Meg Cabot autografa suas obras na Livraria da Vila (av. Magalhães de Castro, 12.000, São Paulo, tel. 0/xx/11/3755-5811).


Texto Anterior: Saiba mais: Arrimo de família
Próximo Texto: Na estrada - Mayra Dias Gomes: Rockstar fracassada vira repórter musical
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.