São Paulo, segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA ESTRADA

Mayra Dias Gomes - mayradiasgomes@uol.com.br

Rockstar fracassada vira repórter musical

Escrevo para falar do que me excita e do que me decepciona. Para realizar algum tipo de desconstrução. Desconstruir não é desmontar, é aprender a ler ou ouvir novamente. Hoje, como prometi na primeira semana, vamos abandonar a objetividade e desconstruir a autora do texto.
Tudo que essa menina escreve sobre música parte de pretextos, imprevistos e alianças. Um pretexto para conversar com Marilyn Manson, um imprevisto que a põe na linha com o Simple Plan, a aliança que tem com um dos New York Dolls. É o trabalho dos sonhos de muitos, mas, para ela, é uma paixão acorrentada a uma frustração.
Mayra quebrou uma guitarra aos 13 anos de idade e todos acharam que sabiam o que vinha pela frente. Ela vivia escrevendo letras revoltadas. Quando perguntavam o que queria ser quando crescesse, ela respondia: "Rockstar!".
Na sétima série, inscreveu-se no Show de Talentos anual da escola -uma bela oportunidade de mostrar para os meninos mais velhos e descolados que ela era tão "cool" quanto eles. No dia do show, apesar do nervosismo, sentiu-se pronta para tocar e cantar. Um dos meninos se aproximou: "Uma Les Paul! Me empresta quando eu for?".
Era uma chance de se enturmar, então ela entregou a guitarra e esperou sua vez. Quando subiu no palco, um raio atingiu o auditório. O menino havia mudado a afinação e, sem passar o som, Mayra encontrou-se paralisada, fazendo somente barulho para mil pessoas. Continuou cantando, quis vomitar. Terminou a música.
Assim que saiu do palco, quebrou a guitarra. Nunca mais teve coragem de tocar na frente de ninguém. Virou escritora.
O papel se tornou seu instrumento. Ao virar repórter musical, Mayra fez-se presente no mundo que sempre desejou. Atrás do palco, com um caderninho, como uma back-up singer que não chegou ao microfone principal.
Então, com curiosidade, ela encerra o texto de hoje perguntando: e você, leitor, se transformou no que sempre sonhou ser?

Texto Anterior: Quadrinhos: Namorado real
Próximo Texto: Educação: Aula chata?! tô fora!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.