São Paulo, sábado, 2 de junho de 2012

Capa

Respeitável público

Em 'Madagascar 3', turma ganha novo integrante e faz algazarra em circo

Fotos Divulgação
A zebra Marty e o tigre Vitale, novo integrante da trupe

FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES

No cinema, o leão Alex parece uma criatura do outro mundo. Fala como a gente e tem como amigos uma girafa e uma zebra. Habita um universo mágico, onde tudo é possível: pinguins apostam em cassinos e macacos pilotam aviões. Afinal, é animação.
Mas, para fazer acontecer a magia em "Madagascar 3", que estreia no Brasil nesta quinta, foi preciso antes muita observação da realidade. No novo filme da série, a turma, liderada pelo leão, está perdida na Europa e quer voltar para casa, em Nova York. Os animais pegam carona com um circo e ajudam nos espetáculos por várias cidades, com a esperança de chegar aos Estados Unidos.
"Visitamos todo tipo de circo, desde os pequenos até o Cirque du Soleil", diz Kendal Cronkhite, do departamento de arte do estúdio PDI/DreamWorks, produtor do filme.
Com sua equipe, viajou por Londres, Roma e cidades da Suíça para fotografar tudo o que via. "Queríamos detalhes dos prédios, dos ônibus, das latas de lixo para transformar em animação. Outros departamentos vão mais longe. Para desenhar uma metralhadora de bananas usada pelos macacos, Scott Peterson, responsável pelos efeitos especiais, criou uma arma de banana de verdade, testada no quintal do estúdio. "Às vezes, é preciso entender como a realidade funciona para exagerar nas animações."

CLIQUE AQUI!
Em folha.com/folhinha, vídeo mostra projeto de metralhadora de banana

Quem desenha mal pode fazer animação

DE LOS ANGELES

O britânico Carlos Rosas tem 20 anos de experiência como animador, trabalhando para estúdios de cinema em diferentes países. Participou dos três filmes "Madagascar" e ajudou a criar os movimentos e as personalidades do leão Alex e do tigre Vitale, novo integrante da trupe.
Também como animador, ajudou na trilogia "O Senhor dos Anéis", filmado com gente de verdade. Trabalhou nas cenas de batalhas, repletas de cavalos, ilustrando animais bem parecidos com a realidade.
Ele diz que, para ser animador hoje em dia, não é preciso ser um mestre dos desenhos, como antigamente, quando não havia computadores e era tudo feito à mão. "Sou formado em artes, mas não sou muito bom artista. Sou um bom observador, é assim que sobrevivo", ele disse à "Folhinha", num bate-papo no estúdio, na Califórnia.
Ser um gênio da computação também não é necessário. "Os botões vão sempre mudar, a tecnologia evolui. O fundamental é saber olhar para o mundo e usar suas experiências para dar vida aos personagens." (FE)

Como animar um leão

Veja como foi feito 'Madagascar 3'

PASSO 1
Animador lê o roteiro e o traduz para desenhos feitos à mão, em preto e branco, em quadrinhos. O resultado é o "storyboard".

PASSO 2
Ator é filmado enquanto grava a voz do personagem. Assim, expressões de Ben Stiller, por exemplo, podem ser usadas no leão Alex.

PASSO 3
É feito material de referência: equipes tiram fotos de detalhes de cidades onde o filme se passa, como hidrantes e ônibus em Roma e Londres.

PASSO 4
Os desenhos começam a ganhar vida. Cada grupo de animador trabalha num personagem e, com ajuda do computador, cria movimentos e expressões.

PASSO 5
Os cenários são montados em computador e, como num filme de verdade, são escolhidos os ângulos das câmeras e o tom da luz.

PASSO 6
Cada cena passa por diferentes departamentos até ficar pronta. No de efeitos especiais, criam-se jeitos de fazer explosões e de criar uma metralhadora de bananas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.