São Paulo, sábado, 2 de outubro de 2010

EXPEDIÇÃO PELAS ÁGUAS

POVO DO RIO
Ribeirinhos são aqueles que moram nas margens dos rios. Muitos termos usados na região vêm da forte relação que têm com as águas. Por exemplo, se alguém diz que está de "bubuia", quer dizer que está "boiando" (não entendendo nada do que acontece).
LÍNGUA DE PIRARUCU
Um dos maiores peixes de água doce, o pirarucu é um gigante que chega a medir três metros! Tem carne deliciosa. A língua do peixe é grandona e é usada como uma lixa perfeita. Os ribeirinhos usam essa língua-lixa para amaciar os piões feitos da goiabeira.

ÔNIBUS AQUÁTICO
É uma verdadeira aventura viajar pelos rios amazônicos nos recreios, que são embarcações que funcionam como ônibus. Vão parando de porto em porto. Os viajantes seguem o percurso balançando num emaranhado de redes coloridas.

TEM CARAPANÃ!
As crianças ribeirinhas, principalmente aquelas que vivem em rios de águas barrentas, conhecem "carapanãs" (como são chamados os pernilongos).

RIO DENTRO DE CASA
Imagine ter um rio dentro de casa? É assim que vivem muitas famílias na época das chuvas. As águas dos rios vão se espalhando e invadem as casas sobre palafitas (estacas ou paus que sustentam as moradias sobre as águas).

VOU DE CANOA
Já bem pequenas, as crianças aprendem a pilotar canoas na Amazônia. Muitas remam quilômetros por rios para chegar à escola.

TUCUXI, O SALVA-VIDAS
Tucuxi é o nome do boto cinza que vive nas águas da Amazônia. Há muitas histórias sobre o boto. Os ribeirinhos contam que, quando há um naufrágio, os tucuxis empurram quem está se afogando para a superfície das águas. Será que é lenda?

BRINCAR DE FLECHAR
Crianças ribeirinhas não flecham só peixe: sabem flechar a água! Elas correm nos trapiches e se atiram na água como flecha. Outra brincadeira é a de se pendurar nos cipós das árvores e, depois, se jogar nas águas várias vezes, até cansar!

PLANTAS-BRINQUEDOS
Se canoas, recreios e bajarás (tipo de canoa com motor) são o principal meio de transporte pela Amazônia, eles também são presentes nas brincadeiras das crianças. Os meninos talham barquinhos em plantas que boiam, como a aninga.

PEIXES E MAIS PEIXES
O glossário de peixes da Amazônia é bem grande. As espécies são divididas entre as de escama, couro e placas de osso.

MISTURA
O rio Negro e o rio Solimões se juntam e formam o grandão rio Amazonas. Pela diferença entre a temperatura, a densidade e a velocidade das correntezas, as duas águas não se misturam logo. Os rios correm lado a lado por mais de 20 km até se juntarem e virarem o Amazonas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.