São Paulo, sábado, 8 de setembro de 2012

Capa

Socorro! Zumbis!

ENVIADA ESPECIAL A LOS ANGELES

No caminho para a escola, a rua está vazia, mas Norman dá bom dia a todos que encontra: ao esquilo esmagado no chão, ao soldado montado em cavalo furado com espadas, à mulher morta pendurada na árvore.
Assim começa o filme de animação "ParaNorman", que estreou ontem nos cinemas (veja roteiro na "Ilustrada"). O título é uma brincadeira com o nome do personagem principal e com "paranormal".
Essa palavra se refere a acontecimentos que não são "normais", não podem ser explicados cientificamente.
De fato, Norman não é um menino comum. Tem a capacidade de conversar com fantasmas. O que é considerado bem estranho pelas pessoas da cidade torna-se um trunfo na hora em que zumbis aparecem nas esquinas da pequena Blithe Hollow.
Quem vai poder colocar esses mortos-vivos para correr, além de Norman?
O filme acompanha a transformação de um garoto de dez anos que não tem medo de almas penadas, de bruxas nem de zumbis que vomitam pipoca. Apenas do olhar daqueles que não o aceitam.
Filmes de zumbis fazem parte da categoria de terror. "ParaNorman" está sendo vendido pelos produtores como o primeiro de zumbis para crianças.
Quem começou a mostrar gente morta andando diante das câmeras foi o norte-americano George Romero, em 1968, com "A Noite dos Mortos-Vivos" (não recomendado para menores de 14 anos).
Chris Butler, roteirista e diretor de "ParaNorman", é fã de produções assustadoras e as aproveitou como inspiração. Sombras, menino debaixo da cama e zumbis são imagens comuns em filmes de terror, que também estão em "ParaNorman". Além de dar medo, a animação emociona e faz rir.
(ANDRÉA LEMOS)

A repórter viajou a convite da Universal Pictures, distribuidora de "ParaNorman"

VER OU NÃO VER?

Veja o que o governo leva em conta para classificar filmes por idades

"CASA MONSTRO"
CLASSIFICAÇÃO Livre
POR QUÊ Até 2006, ano em que foi lançado, a avaliação era feita com base no resumo do filme. Se fosse classificado hoje, receberia alguma restrição, porque tem cenas de susto que podem dar medo em crianças menores, como em "ParaNorman".

"PARANORMAN"
CLASSIFICAÇÃO Não recomendado para menores de 10 anos
POR QUÊ Tem cenas assustadoras, palavrão, bullying e alguns personagens fazem piadas de adultos. Apesar disso, tem muito humor e fantasia.

"BATMAN, O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE"
CLASSIFICAÇÃO Não recomendado para menores de 12 anos
POR QUÊ Filme de ação, com confrontos físicos, violência e crimes. Mas, quando mostra assassinatos, o sangue e os ferimentos não aparecem.

"TUBARÃO 3"
CLASSIFICAÇÃO Não recomendado para menores de 14 anos
POR QUÊ Cenas com pessoas atacadas, mortas ou gravemente feridas. Mostra sangue e mutilações chocantes de perto, que parecem reais.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.