São Paulo, sábado, 19 de fevereiro de 2011

HISTÓRIA

90 anos

O jornal foi lançado em 19/2/1921, com o nome "Folha da Noite", em preto e branco. Depois, foram criados "Folha da Manhã" e "Folha da Tarde" (hoje o jornal "Agora"). Em 1960, os títulos foram unidos e viraram a Folha de S.Paulo. Conheça algumas capas do jornal e veja como ele foi mudando, década após década.

Anos 20

Em 1929, a Bolsa de Valores de Nova York (onde muita gente investia) quebrou, provocando a maior crise econômica dos EUA. Repare como a capa tinha muitos textos e nenhuma imagem.

Anos 30

O Brasil teve uma nova Constituição em 1937. "Hontem", escrito com "h", não ?era erro: naquela época, o português era diferente.

Anos 40

O fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, foi festejado em muitos países. A Folha mostrou como a notícia repercutiu no mundo todo.

Anos 50

Os brasileiros foram convidados a votar para presidente; quem venceu foi Getúlio Vargas. A Primeira Página trazia anúncios de candidatos.

Foto por rádio??
Em 1959, a Folha publica a primeira radiofoto colorida, que é uma imagem transmitida pelos sinais do rádio. A primeira figura era de uma miss americana.

Anos 60

Neil Armstrong foi o primeiro homem a chegar à Lua, em 1969. Naquele tempo, sem internet, a notícia foi feita baseada em telegramas.

Chega a cor
Em 1968, a Folha é o primeiro do mundo a usar a impressão colorida em muitos jornais (223 mil exemplares com 60 páginas).

Folhinha
Em 1963, surge o caderno Folhinha, criado por Lenita Miranda de Figueiredo, a Tia Lenita. A capa trazia a história de um menino que foi medir o tamanho do pescoço de uma girafa.

Anos 70

Brasil ganha pela 3ª vez a Copa do Mundo em 1970. Na capa, fotos dos melhores momentos, como o capitão, Carlos Alberto, erguendo a taça, e Pelé comemorando o 1º gol.

Espaço aberto
Em 1976, foram criadas as seções "Tendências/Debates", com textos de intelectuais e políticos perseguidos pelo regime militar, e "Palavra do Leitor" (hoje "Painel do Leitor").

Anos 80

Em 1984, a Folha lança campanha pelas eleições diretas para presidente. Observe como a imagem ganha destaque.

1.714.000 exemplares!
Em 5/3/1986, a Folha bate o recorde de circulação, com 1.714.000 exemplares, trazendo uma tabela do governo com preços que não podiam subir.

Ouvidos do leitor
É criado em 1989 o cargo de ombudsman, o primeiro em jornais do Brasil. O ombudsman é quem ouve as sugestões e reclamações dos leitores e critica o que é publicado.

Anos 90

Em 1992, a Folha anuncia que o então presidente Fernando Collor de Mello é obrigado a deixar o cargo. Todas as fotos do jornal já eram coloridas.

"LIVRO DOS RECORDES"
Em 1996, a Folha é citada duas vezes no "Livro dos Recordes": 1º jornal brasileiro a superar 1 milhão de exemplares e o jornal de maior circulação no país.

Anos 2000

Nova York sofre ataques terroristas em 11 de setembro de 2001. A edição traz fotos impressionantes e texto de repórteres que estavam no local, além de cobertura na internet.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.