São Paulo, terça-feira, 02 de outubro de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA EXTRA

Troque o "ai, não sei nada" pelo "eu vou conseguir"

Desespero e estudos em excesso prejudicam a saúde e atrapalham rendimento na hora da prova

DA REDAÇÃO

Por mais difícil que seja, os vestibulandos devem tentar não ficar ainda mais tensos nesta época do ano, quando ataca a "outubrite" -relativa ao mês de outubro, quando as provas das principais faculdades começam a se aproximar. Pensamentos como "ai, não vou passar" ou "não sei nada, sou um fracasso" só vão atrapalhar no dia do exame.
"É essencial criar memórias boas neste momento, pensar que vai dar tudo certo", diz o psicoterapeuta Leo Fraiman. "Isso ajuda a evitar o desespero e a não dar branco na prova."
Sobre as horas de estudo, especialistas aconselham que continuem as mesmas. "O aluno deve passar pela "outubrite" cumprindo a meta de estudo que vinha fazendo", diz Arnaldo Pinto, diretor pedagógico do cursinho COC. "É o momento de organizar o conteúdo, mas nada em exagero faz bem."
Não mesmo. E os resultados dos excessos podem aparecer no corpo, por exemplo, com dores de cabeça e de estômago e com o surgimento de espinhas. "O estresse estimula a aparição de acne e a perda de cabelo", diz a esteticista Adriana Veloso. "Então, além de se preocupar com os estudos, o vestibulando precisa pensar também na saúde, porque, se não cuidar agora, é certo que vai ter problemas depois." (LUISA ALCANTARA E SILVA)


Texto Anterior: Aluna escolhe curso por causa do enfoque
Próximo Texto: Programe-se: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.