São Paulo, terça-feira, 03 de fevereiro de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TIC-TAC

Momento é de avaliar por que não passou e programar ano de estudo

Vestibulando tende a achar que estudou mais do que o fez de fato, diz professora

DA REPORTAGEM LOCAL

Os vestibulandos que não entram na faculdade acham que estudam muito mais do que efetivamente estudam. Essa é a afirmação da psicóloga e professora da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Maria Célia Lassance, que também trabalha com orientação profissional de estudantes.
"Em geral, eles costumam ficar muito mais tempo no Orkut e no Messenger do que acham que ficam", diz ela. "Não estou dizendo que não é para ficar [nesses programas], tem que se divertir também. Vestibulando tem que ter o tempo da festa, do namoro, do ócio. Mas tem que estudar também."
O conselho de Maria Célia para os vestibulandos que não passaram é rever como se organizaram no ano passado.
"O principal a fazer agora, depois que os resultados saírem e o candidato ver que não passou em nenhuma [faculdade], é fazer uma avaliação de como se comportou durante o ano", afirma. "Avaliar como se organizou, a capacidade de esforço e de abrir mão de certas coisas."
Edson de Freitas Filho, diretor do cursinho Ease, completa: "É preciso ver quais foram os pontos em que o candidato falhou e investir neles".
Caio Caetano Laria, 17, está nesse momento, de repensar o ano passado e programar os estudos em 2009. Ele prestou economia e administração no Ibmec-São Paulo, na FGV e na Fuvest, mas não passou em nenhuma das instituições.
"Eu estudei, mas não dava conta de estudar todas as matérias do colegial e do cursinho", diz ele. "Agora, vou me focar bastante em matemática para tentar uma faculdade no meio do ano", diz ele, que já se matriculou no curso semiextensivo do cursinho CPV.
"Para quem não passou, agora é bola para frente", afirma Edson, do cursinho Ease. (LAS)


Texto Anterior: Tic-Tac: Aluno pode pedir a cursinho para fazer aulas como teste
Próximo Texto: Programe-se: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.