São Paulo, terça-feira, 03 de julho de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FÉRIAS

Estude e relaxe sem ficar com peso na consciência

Quando estiver cansado, aluno deve deixar de lado os livros e retomá-los somente após descanso

Bruno Miranda/Folha Imagem
Julyana Goldman Neves, que diz ficar com peso na consciência quando não está estudando


DA REPORTAGEM LOCAL

De nada adianta se propor a descansar mas continuar com a cabeça nas apostilas. Ou então estudar pensando no lazer. Assim, não conseguirá fazer uma coisa nem outra direito.
A estudante Julyana Goldman Neves, 18, candidata a uma vaga em medicina, planeja estudar nas duas primeiras semanas das férias e depois ler os livros "Vidas Secas" e a "A Rosa do Povo". "Mas eu não abuso quando estou cansada", conta ela, que tem gastrite desde que começou o cursinho, no segundo semestre do ano passado.
"Eu tomo remédio para o estômago e tento dar uma maneirada quando estou cansada para não passar mal", diz. "Mesmo assim, quando não estudo, fico com peso na consciência."
Apesar disso, Julyana afirma que irá tentar relaxar de verdade para estar preparada para o segundo semestre. "Dizem que é mais puxado ainda."
Especialistas recomendam que, quando estiver muito cansado, o estudante descanse um pouco para só então retomar. Uma sugestão é deixar as disciplinas mais complicadas para o período do dia em que consegue se concentrar mais. (FC)


Texto Anterior: Apostila deve ser trocada por livros
Próximo Texto: Programe-se
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.