São Paulo, terça-feira, 05 de janeiro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNICAMP

Tempo por questão preocupa alunos

Candidatos terão dez minutos para cada pergunta, menos que no vestibular da Fuvest

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto o dia do vestibular não chega, o estudante Victor Emanuel Pinto decidiu fazer uma prova antiga da Unicamp de cronômetro na mão para treinar. O medo? Não terminar a tempo.
A segunda fase terá 24 questões dissertativas por dia, 12 de cada disciplina, em um total de quatro dias de provas. Os candidatos terão quatro horas por dia no vestibular.
"Estou marcando o tempo para "pegar" o estilo de perguntas da prova e terminar tudo em quatro horas", diz. "Assim, dá para ficar mais tranquilo na hora de responder." Colega dele no cursinho Etapa, Lucas Watanabe levará um relógio nos dias de prova para controlar o tempo.
Tanta preocupação faz sentido, segundo cursinhos. "Controlar o tempo é algo decisivo. Tem que procurar fazer as questões mais fáceis primeiro", recomenda Edmilson Motta, coordenador do Etapa.
O candidato terá dez minutos para cada questão. Como na Unicamp cada pergunta é dividida em dois itens, serão cinco minutos por item.
Na Fuvest, por exemplo, os alunos tiveram entre 12 e 20 minutos para responder às perguntas da segunda fase.

Terceiro dia
O terceiro dia é o que mais exigirá a atenção do candidato, afirma Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do curso e colégio Objetivo. Isso porque as duas provas -física e geografia- são de matérias consideradas mais trabalhosas.
Vera dá dicas para os candidatos: a principal delas é não fazer rascunhos, porque levam à perda de tempo. "Conheço uma aluna brilhante que fez rascunho na primeira fase da Unicamp e, quando se deu conta, não dava mais tempo de terminar tudo." Ela sugere que os alunos esquematizem a resposta mentalmente antes de começar a escrever. Outra recomendação é ler atentamente o enunciado. As respostas devem ter exatamente o que for perguntado -nem curtas demais nem tão longas.
Quem se preparou para o vestibular não terá dificuldades com o tempo, assegura Renato Pedrosa, coordenador da Comvest (comissão responsável pelo vestibular da Unicamp). Ele diz não ter registro de problemas do tipo para candidatos "medianamente" preparados.
"Não se espera que os eles escrevam mais do que seis a oito linhas por item." Isso significa que não será preciso ocupar todo o espaço disponível -haverá 18 linhas para os dois itens, afirma Pedrosa.


Texto Anterior: Abrangente, vestibular inclui duas provas por dia
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.